Polícia
FRAUDES
Concurso da PM é marcado por tentativas de fraude em Picos
Três pessoas foram detidas em Picos.
Jesika Mayara - 02/12/2013

O concurso da Policia Militar do Piauí (PM) realizado pelo Núcleo de Concurso e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe) foi realizado neste domingo (01) onde mais de 30 mil candidatos realizaram provas.

Em Picos aproximadamente oito mil candidatos vindos de outros municípios do Piauí e de estados como Ceará, Pernambuco, Bahia, Maranhão entre outros. Porém, o que mais chamou atenção na realização do certame foi às tentativas de fraude.

Segundo o capitão do 4º BPM, Mário Oliveira, algumas pessoas foram detidas e levadas para a delegacia e aparelhos celulares foram encontrados nos banheiros dos locais de provas.

“Foram detidos Tiago Firme de Andrade, Lucicleiton de Jesus Brandão e Wemerson Lima dos Santos todos naturais Petrolândia, Pernambuco, e foram descobertos após fiscais desconfiarem da demora de um dos candidatos em responder a prova. A prisão aconteceu na Unidade Escolar Vidal de Freitas.” Afirma o capitão.

O esquema funcionava através de códigos, estabelecidos de acordo com toques aos celulares dos suspeitos. "Os três estavam com celulares iguais e para saber qual a resposta correta se baseavam em toques de celular. Se vibrasse uma vez, a resposta seria letra A, duas letra B e assim por diante", reitera Tatiana Trigueiro, delegada plantonista de Picos.

Em depoimento, os suspeitos teriam confessado a tentativa de fraude e revelado que pagaram, antecipadamente, R$ 300. "O trio confessou que se o esquema desse certo e fossem aprovados pagariam R$ 6 mil em duas vezes", finalizada a Delegada da Mulher Picos. 

APARELHOS CELULARES

Durante as vistorias de rotina também foram encontrados pela equipe da Nucepe quatro aparelhos celulares que haviam sido deixados nos banheiros que possivelmente receberiam o gabarito das provas.

 Os aparelhos foram encontrados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Unidade Escolar Vidal de Freitas e Instituto Educacional Vale do Guaribas.

Ainda segundo o capitão um dos celulares recebeu uma mensagem com um possível gabarito de prova por volta do meio dia.

Os aparelhos forma encaminhados para a Polícia Civil em Teresina para que se possa rastrear essa quadrilha.

Facebook
Publicidade