A concorrência média de aluno por vaga nos cursos, como disse o coordenador geral do Centro de Educação a Distância no Piauí, Gildásio Guedes, é de 5 a 6.
<div align="justify">A Universidade Aberta de Educação a Distância realizará vestibular de Educação a Distância, na segunda quinzena de fevereiro de 2009, para 16.700 candidatos inscritos, que irão disputar 3.550 vagas, nos oito cursos oferecidos nesta modalidade de ensino para estudarem nos 26 pólos espalhados nos municípios piauienses. Os cursos são: Administração, Ciências Biológicas, Filosofia, Matemática, Pedagogia, Química e Sistema de Informação.</div>
<div align="justify">
<p>A concorrência média de aluno por vaga nos cursos, como disse o coordenador geral do Centro de Educação a Distância no Piauí, Gildásio Guedes, é de 5 a 6. Em alguns, a concorrência é maior do que nos presenciais.</p>
<p>A procura tem sido grande de pessoas querendo estudar nesta nova modalidade de ensino superior, de acordo com o coordenador, apesar das divulgações e das informações sobre o EaD ainda serem poucas.</p>
</div>
<div align="justify">
<p>“Ainda há muita carência de informação sobre o Ensino a Distância, as pessoas estão muito carentes”, afirmou Gildásio Guedes, que recentemente esteve no município de Gilbués (ao Sul do Piauí) realizando palestra sobre o tema; nos municípios de Corrente (também ao Sul) para vistoriar pólo a ser instalado e em Uruçuí (ao Sul) vistoriando projeto piloto.</p>
<p>Após este vestibular, o coordenador acredita que mais pessoas irão ingressar na universidade através do ensino a distância pela oportunidade, especialmente para o público carente que não tem condição financeira de se deslocar aos grandes centros e pela facilidade de estudar, basta ter um computador e um pólo de EaD no município.</p>
</div>
<div align="justify">
<p>“A grade curricular e o tempo de curso são os mesmos dos presenciais”, destacou Gildásio Guedes, que traz como novidade o anúncio da instalação de novos pólos nos municípios de Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Luzilândia, Marcos Parente, Monsenhor Gil, Oeiras, Picos, Piripiri, União, Valença do Piauí, e de outros onde estão sendo negociados: em Avelino Lopes, Jaicós, Pio IX e Redenção do Gurguéia.</p>
<p>Nos próximos pólos, os cursos que serão ministrados são Licenciatura em Matemática e Química, em Bom Jesus; Matemática e Física, em Campo Maior; Matemática e Filosofia, em Corrente; Matemática, Química e Filosofia, em Corrente; Licenciatura em Pedagogia, em Marcos Parente; Matemática e Pedagogia, em Monsenhor Gil; Filosofia e Química, em Oeiras; Matemática e Filosofia, em Picos; Matemática e Filosofia, em Piripiri; Matemática, Química e Filosofia, em União; e Filosofia e Química, em Valença do Piauí. Cada curso absorve uma média de 50 candidatos.</p>
</div>
<div align="justify">
<p>Meta para os próximos anos - A previsão para os próximos cinco anos é de 10 mil alunos inscritos na Universidade Aberta. Segundo o secretário Estadual de Educação, Antônio José Medeiros, sua visão sobre a educação a distância “é de uma modalidade que vem desde os tempos do ensino por correspondência, ganhou novo impulso com os novos recursos tecnológicos disponíveis, sobretudo na TV e a internet”, declarou.</p>
<p>Medeiros enfoca também que essa modalidade de ensino, inclusive, já mereceu um capítulo especial na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996. “Sua expansão no Piauí vem acontecendo tanto por iniciativa de instituições privadas como do setor público. A UaB representa esta presença que será cada vez mais marcante da educação a distância pública. São 15 pólos já instalados, mais 11 autorizados, tenho certeza que até 2010, teremos uma rede que combina acesso à internet em praticamente todos os municípios do Piauí e pólos de recepção de teleaulas em microrregiões de todo o Estado. Significa mais acesso à educação universitária e à pós-graduação lato sensu”, afirmou o secretário Antônio José.</p>
</div>
<div align="justify">
<p><strong>Perfil dos alunos do EaD</strong> - Os cursos de Ensino a Distância são voltados para pessoas que estão em centro urbano, mas que não dispõem de tempo, meio de transporte, que moram longe ou que não têm uma rotina fixa.</p>
<p><strong>Dicas para o EaD </strong>- Os alunos que se prestam a encarar um estudo “virtual” devem estar certos de que podem administrar bem o tempo que tem, além de ter um perfil dinâmico, independente e disciplinado.</p>
</div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify">
<p>Por mais que os cursos ofereçam suporte de professores, é preciso ter em mente que esse tipo de método exige muito do aluno, porque a comunicação existente entre eles e os professores ocorre, na maioria das vezes, através do computador. “Dessa forma, determinação, força de vontade e persistência são essenciais”, destacou o coordenador-geral Gildásio Guedes, professor Doutor do Departamento de Informática e Estatística, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).</p>
<p><strong>Dicas para construção de texto na Web - professor Gildásio Guedes</strong></p>
</div>
<div align="justify">1 Letras pequenas, tamanhos menores que 10 do editor de texto Word podem aumentar o tempo gasto na leitura, chegando a 20% a mais que letras com tamanhos entre 12 e 14;</div>
<div align="justify">2 Levar em consideração que o seu texto não é uma Homepage, com uma capacidade ilimitada de armazenamento;</div>
<div align="justify">3 Usar um conjunto limitado de cores. Algumas pesquisas recomendam até quatro. Evitar cores extravagantes, caracteres brilhando ou piscando;</div>
<div align="justify">4 Usar, no máximo, dois tipos de fontes por página de texto;</div>
<div align="justify">5 Evitar desenhos ou texturas no fundo do texto. O fundo não deve chamar mais atenção do que a informação;</div>
<div align="justify">6 Usar tamanho de fonte legível. Os tamanhos 12 e 14 são os mais comuns nos editores. Tamanhos 24 - 28 - 32, nos geradores de apresentação;</div>
<div align="justify">7 Para realçar textos, usar cores ao invés de sublinhado. O usuário pode confundir o termo sublinhado com um link, o que é comum na internet;</div>
<div align="justify">8 Espaçamento entre linhas acima de 1.5, sendo ideal espaçamento 2 para textos (ABNT para trabalhos científicos);</div>
<div align="justify">9 Em termos de arquivos o ideal, neste momento, é formatá-los de forma que caibam nos dispositivos mais usuais;</div>
<div align="justify">10 A arte de produzir texto para meios digitais de forma adequada, pode atingir a maioria dos usuários, quer sejam experientes ou não; </div>
<div align="justify">11 Usar Gráficos que representam dados pesquisados e que obedeçam às normas estatísticas. As figuras devem estar rela</div>
<div align="justify">12 Arquivo completo de tamanho compatível com a capacidade de armazenamento do meio;</div>
<div align="justify">13 Arquivos só de textos devem ser enxutos, definições claras, quanto menor a quantidade de páginas, melhor para se manipular na web ou em qualquer ambiente virtual;</div>
<div align="justify">14 Não escrever textos na vertical, pois isso aumenta a dificuldade na leitura;</div>
<div align="justify">15 Usar pequenos parágrafos, títulos e subtítulos. Usar espaço em branco para separar conteúdos ou assuntos diferentes. Não incluir elementos não relacionados ao conteúdo apresentado. Quando incluímos elementos que não dizem respeito ao conteúdo em foco, mais atrapalha que ajuda o usuário. Além disso temos mais recomendações;</div>
<div align="justify">16 Utilizar fundo claro, de cor neutra ou branca, com texto escuro.</div>
<div align="justify"> </div>