Saúde
CUIDADOS COM OS DENTES
Periodontite: não tratar pode levar à perda dos dentes
A principal causa é o acumulo de placa bacteriana, muitas vezes, por falta de higienização correta.
Jesika Mayara - 16/10/2014

A gengiva é o tecido epitelial que reveste o osso alveolar (suporte ósseo dos dentes) e se acomoda ao redor dos dentes. A gengiva saudável é firme, não sangra e possui tonalidade próxima a cor-vermelho claro.

Algumas doenças podem se desenvolver nesse tecido como, por exemplo, a gengivite e a periodontite, está pode ser desenvolvido por qualquer pessoa podendo levar a perda dos dentes.

Segundo o dentista Bruno Miranda a palavra periodontite vem de periodonto que deriva do Grego e significa "ao redor do dente". 

“A periodontite é um processo inflamatório infeccioso que se desenvolve no periodonto e pode atingir a gengiva, o ligamento periodontal e o próprio osso. A principal causa é o acumulo de placa bacteriana, muitas vezes, por falta de higienização correta”, informou o dentista.

Pacientes diabéticos, fumantes e gravidas também estão mais susceptíveis a desenvolver a doença e precisam ter o cuidado redobrado. É importante procurar um dentista ao menos duas vezes ao ano, para acompanhar o controle da placa e de outros problemas que podem acometer os dentes e gengivas.

A periodontite é uma doença muitas vezes silenciosa e com aevolução da inflamação gengival, as fibras e tecidos que suportam os dentes são comprometidos. Como decorrência, um ou mais dentes podem ficar abalados: é a conhecida reabsorção óssea.Segundo o Dr. Bruno, conforme o grau de destruição óssea, pode ocorrer a perda do dente sem nenhuma sintomatologia dolorosa.

 “Essas bactérias que se acumulam ao redor do periodonto se decompõem ocasionando cheiros muito desagradáveis. A placa associada com lesões periodontais leva bactérias para outras regiões orais como o dorso da língua, onde se colonizam contribuindo para a instalação do mau odor oral”, informou o dentista.

A doença tem cura e o tratamento vai depender do estágio em que a mesma se encontra. As em estágio primário que ainda estão destruindo um pouco do osso é feita uma raspagem da placa, porém, em casos mais avançados é realizada a remoção do dente do paciente com o objetivo de controlar o processo infeccioso e diminuir os riscos de contagio em outros dentes saudáveis.

Outra alternativa é o uso de um líquido para higiene bucal contendo uma clorhexidine. Os dentistas podem prescrever antibióticos que ajudam a eliminar os causadores da periodontite. 

 

 

É importante salientar que a periodontite e a gengivite são doenças diferentes. A gengivite é uma infecção da gengiva, onde a mesma se torna avermelhada, inflamada e pode sangrar durante a escovação. Trata-se de uma forma branda de doença que não inclui qualquer perda do osso e dos tecidos que seguram os dentes. A gengivite pode ser geralmente revertida com a escovação regular e o uso do fio dental. Entretanto se não for tratada, a gengivite pode progredir para uma periodontite.

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Publicidade