Saúde
NOVEMBRO AZUL
Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens
A campanha "Novembro Azul" está sendo realizada para alertar o homem para a realização de exames de prevenção.
Jesika Mayara - 05/11/2014

A exemplo do ‘Outubro Rosa’, iniciativa que marcou as ações de cuidado com a saúde da mulher, o mês de novembro é destinado para a conscientização da importância com a saúde do homem, em especial a prevenção contra o câncer de próstata, e durante o período ações como palestras em escolas, atividades no Congresso Nacional e nos Postos de Saúde da Família acontecem em todo o país.

A campanha desenvolvida no Brasil pela Sociedade Brasileira de Urologia e pela ONG Lado a Lado, já faz parte do calendário nacional de prevenção ao câncer. O objetivo da mesma é diminuir a resistência do homem em realizar exames de rotina.

O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre os homens e consiste em uma doença que acomete a glândula prostática e se não for tratado pode acontecer metástase, ou seja, atingir outros órgãos do corpo e levar o paciente a óbito.

Para o urologista Cleiton Silva, o diagnostico da doença pode ser realizado atravésdo toque retal, de um exame chamado PSA que realiza a dosagem do antígeno prostático específico no sangue, assim como de um ultrassom transretal (via próstata).

“São exames simples e de fácil acesso que devem ser realizados uma vez ao ano, por homens a partir de 50 anos de idade. O exame de sangue irá apontar a existência de algum tipo de doença na próstata, não é um exame de certeza para o diagnostico do câncer”, informou o urologista.

Inicialmente a doença não apresenta sintomas, pois a lesão ainda é muito pequena, porém, com o avanço da mesma com a obstrução do canal da urina sintomas como necessidade frequente de urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, dificuldade de iniciar ou interromper o jato urinário, uso de força para urinar, além disso, o paciente pode urinar sangue me alguns episódios.

Ainda segundo Cleiton Silva, homens a partir da faixa etária de risco (50 anos) devem realizar o exame anualmente, porém homens de raça negra e que possuam histórico familiar da doença devem começar os checapes da próstata aos 45 anos. “Vários estudos mostram que o negro desenvolvem mais o câncer de próstata devido a raça desenvolver maior quantidade de testosterona”.

Diagnosticado o câncer de próstata a forma de tratamento vai depender do estágio em que a doença se encontra. As opções são inúmeras como, por exemplo, a radioterapia, a prostectomia radical (cirurgia que consiste na retirada da glândula prostática e das vesículas seminais), braquiterapia (implantação de sementes radioativas na próstata), além do tratamento medicamentoso.

 “O câncer de próstata é uma doença silenciosa e diagnosticada precocemente tem um excelente resultado no tratamento o que resulta na diminuição das sequelas e da mortalidade, porém descoberta tardiamente o número de óbitos ainda é muito elevado”, disse Cleiton Silva.

Ainda segundo o especialista, a prevenção se dá a partir da aquisição de uma vida saudável, baseada em uma boa alimentação, exclusão de alimentos enlatados, ter uma dieta pobre em sal, não fumar e realizar atividade física com frequência. Todos esses fatores ajudarão a prevenir diversas doenças

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Publicidade