Saúde
CUIDADOS COM OS DENTES
Dentes extraídos devem ser reconstruídos, afirma dentista
Extrair e não implantar uma prótese pode acarretar em desgaste ósseo e problemas estéticos.
Jesika Mayara - 01/12/2014

A saúde bucal reflete diretamente na saúde geral. Os dentes são responsáveis pela mastigação dos alimentos, pela articulação de palavras e, principalmente, um fator determinante na estética, os dentes tornam-se estruturas primordiais para o organismo.

A extração dos mesmos deve ser realizada apenas em casos necessários como, por exemplo, no caso de fraturas, de problemas com raízes, dentes com perda óssea muito grande, entre outros. Já em outros casos o indicado é tentar reconstruir o dente.

“Quando se chega a casos extremos quando realmente não se tem como salvar mais o dente, o indicado é que se faça a extração, mas o paciente já pense na recolocação do mesmo. Pois a boca é um sistema que vive em equilíbrio, os dentes as articulações, a língua, a face e a estética são correlacionados, e quando você tira um dente existem varias consequências”, afirmou a dentista Cristiane Bandeira.

Ainda segundo Cristiane, as consequências são perda de osso, desarrumação dos dentes vizinhos, ou seja, se o paciente retirar um dente superior o dente vizinho a ele, no caso o inferior, irá começar a migrar para o espaço vazio por não estar tocando em nada.

O número de extrações realizadas vem diminuindo bastante, antigamente a prática era a melhor resolução para muitos problemas, por falta de conhecimento do próprio paciente, dessa forma cabe ao dentista esclarecer ao mesmo os prejuízos que a prática pode causar.

“Realizada extração é necessário a alocação de um implante, onde um pino de titânio irá fazer o papel da raiz do dente, posteriormente é anexada a prótese (dente).  A técnica já vem sendo utilizado a muitos anos e sendo aprimorada a cada dia”, disse a Cristiane Bandeira.

Pessoas acima dos 50 anos são o público que mais realizam a implantação de próteses, a duração do processo dura em média meia hora dependendo da quantidade de próteses instaladas.

Algumas etapas precedem a colocação da prótese, como o diagnóstico e criação do desenho dos dentes para que a técnica garanta a harmonia da face, em caso de pacientes que tenham extraído muitos dentes.

Dra. Cristiane afirmou ainda que após a implantação das próteses, é necessário que o paciente tenha repouso, evite sol, tenha cuidado com alimentação, coloque gelo, use analgésicos e anti-inflamatórios, evite bochechos e volte ao consultório para retirar os pontos.

  

 

 

 

 

Facebook
Publicidade