Saúde
VACINA HPV
Picos: Banco de dados da vacinação HPV ainda não foi concluído
Em Picos a primeira etapa foi ofertada em abril de 2014 e teve como meta vacinar 2016 meninas
Jesika Mayara - 20/01/2015

A vacina HPV está sendo ofertada às adolescentes de 11 a 13 anos de idade em todo o país, a imunização foi inserida no calendário de vacinas e tem o objetivo de imunizar as jovens contra o papiloma vírus que é a principal causa do câncer do colo do útero no país. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, devem ocorrer 400 novos casos deste tipo de câncer no Piauí, em 2015. 

Em Picos a primeira etapa foi ofertada em abril de 2014 e teve como meta vacinar 2016 meninas e foi realizada nas salas de vacinação e escolas da cidade, seis meses depois a segunda dose começou a ser efetivada.

“A segunda etapa começou a ser efetivada em novembro e dezembro e ainda faltam muitos mapas para serem digitados no sistema, dessa forma só teremos uma média de cobertura depois do dia 20 de janeiro”, informou a coordenadora municipal de vacinação, Conceição Portela.

Ainda segundo a coordenadora, a primeira etapa da campanha não atingiu a meta onde apenas 1600 adolescentes foram imunizadas, o que para ele é normal, visto que esse foi o primeiro ano da efetivação da vacinação, onde muitas pessoas ainda desconhecem os reais benefícios da mesma.

Um dos boatos sobre a campanha é que a vacina causa desmaios e paralisia. Porém, o ministério da Saúde garante que as pessoas não devem se preocupar com supostos efeitos colaterais, já que a vacinação pode causar apenas pequenos efeitos adversos, como dor no local da aplicação e em casos raros febre e dor de cabeça.  As adolescentes que foram imunizadas devem receber a segunda dose após seis meses.

O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, destaca que a faixa etária das jovens é a perfeita para a imunização. “Ao escolher a idade de vacinação, se procura observar duas coisas: a primeira é qual é a idade em que há maior chance de que seja dada uma proteção duradoura. Quanto mais tarde se dá a vacina, mais provavelmente essa menina, esta jovem terá uma proteção duradoura. Por outro lado, quanto mais tarde se dá a vacina, maior é a chance de que estar jovem já tenha tido contato com o vírus, e a vacina não funciona se ela já tiver tido contato com o vírus ou já tiver tido infecção natural”, explicou.

O município de Picos oferece a vacina contra o HPV em um dos 39 centros básicos de saúde do município. As unidades funcionam diariamente de oito da manhã até às cinco da tarde.

 

 

 

 

Facebook
Publicidade