Saúde
VÍRUS
Chikungunya: doença viral que se assemelha a dengue
A chikungunya é uma doença viral que tem os mesmos sintomas da dengue e o mesmo transmissor Aedes aegypti infectado
Daniela Meneses - 19/02/2015

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Picos, Sandra Karielle se reuniu com a secretária de Saúde, Conceição Portela e o diretor do Centro de Zoonoses de Picos para discutir ações de combate à proliferação de casos de dengue e da chikungunya.

A chikungunya é uma doença viral que tem os mesmos sintomas da dengue e o mesmo  transmissor Aedes aegypti infectado.   

De acordo com a coordenadora da vigilância epidemiológica, o alerta para esta nova doença deve ser o mais expressivo possível, já que é uma virose que tem a sematologia mais agravante que a dengue.

“A chikungunya é um caso mais grave de dengue, uma doença viral, que é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue e tem a mesma sematologia, só que ela é mais grave porque ela cronifica a dor, ela mata menos que a dengue, mas ela é mais grave no que diz respeito a sintomas. Você pode ficar com dor nas articulações para o resto da vida, por semanas, meses, anos”, comentou.

 Sandra Kariele pontuou que a equipe da vigilância está articulando medidas para capacitar profissionais da área para saber lidar com a nova doença.

“Vamos fazer oficinas com profissionais de saúde emitindo as notas técnicas para explicar o que é a chikungunya, munir eles de informação. Porque muitos profissionais ainda estão sem saber o que é a chikungunya, qual é a diferença, como ela é tratada, e nós vamos estar buscando esses casos para notificar",disse.

Após a oficina com os profissionais de saúde que nós vamos partir com o trabalho para a comunidade, cada equipe de saúde da família que conhece sua realidade é que vai traçar seu trabalho para dentro de sua comunidade, a gente está aqui para apoiar junto com a equipe da vigilância ambiental, da endemia, com a Funasa e todas as equipes que já nos ajudam”, garantiu a coordenadora.

Segundo Karielle a população não está preparada para enfrentar esta doença viral, já que não consegue lidar nem com casos de dengue, ela comenta que se a doença chegar a Picos, o controle será difícil porque a sociedade ainda não é educada para prevenir a proliferação do Aedes aegypti.

Os exames para detectar a chikungunya são feitos através da coleta de sangue e analise, da mesma forma que se detecta a dengue.

CASOS DE DENGUE CONFIRMADOS

De acordo com dados da vigilância epidemiológica de Picos, foram confirmados um número expressivo de casos em Picos nos últimos cinco anos.

2014 – 600 casos (com dois registros de dengue gravíssimos)

2013 – 09 casos

2012 – 71 casos

2011 – sem registros específicos

2010 – 268 casos

2009 – 151 casos

Facebook
Publicidade