Saúde
FISIOTERAPIA
Fisioterapia contribui na reabilitação de pacientes vítimas de AVC
O tratamento fisioterapêutico bem planejado e iniciado precocemente poderá render resultados mais rápidos.
Jesika Mayara - 25/03/2015

O acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.

As sequelas da doença vão depender do local onde ele ocorreu e da sua gravidade. Em alguns pacientes a irrigação sanguínea cerebral é retomada tão rapidamente que não deixa sequelas, mas na maioria dos casos, há uma grande perda de neurônios cerebrais deixando sequelas que podem ser bastante significativas. Assim, as sequelas podem ser motoras, neurológicas ou emocionais.

O tratamento fisioterapêutico vem sendo um importante aliado  no tratamento dos pacientes vitimas de AVC. Segundo a fisioterapeuta, Fernanda Cristina, a fisioterapia contribui na melhora do paciente, pois atua na reversão do quadro do paciente. “Sabemos que as sequelas de um AVC acontecem rapidamente o que torna a vítima incapacitada fisicamente e emocionalmente”.

A recuperação vai depender de fatores como a área afetada e o tamanho da lesão, onde o tratamento fisioterapêutico bem planejado e iniciado precocemente poderá render resultados mais rápidos.

Ainda segundo Fernanda Cristina, antes de realizar o programa de reabilitação o paciente precisa ser usuário de um tratamento medicamentoso adequado para a sua enfermidade e estar com a pressão arterial controlada a fim de que não ocorra um novo AVC.

O tratamento fisioterapêutico é realizado através da cinesioterapia a qual se utiliza de técnicas de alongamento muscular, mobilização articular e exercícios terapêuticos os quais são utilizados no reaprendizado dos movimentos funcionais do cotidiano. Durante o programa de reabilitação são empregados aparelhos de eletroneuroestimulação, além disso, o fisioterapeuta faz uso de técnicas de propriocepção, ou seja, treino de equilíbrio, exercícios de fortalecimento e treino de marcha.

As sessões devem acontecer no mínimo três vezes por semana, porém, pacientes que tiveram AVC hemorrágico devem participar de sessões diárias até seu quadro clinico e estabilizar e começam ainda no hospital.

“A eficácia do tratamento de reabilitação de forma parcial ou completa é condicional a qualificação do profissional e da colaboração do paciente com o tratamento assim  acontecerá  de forma progressiva. É importante destacar que a eficácia também está relacionada com o tipo de lesão e as sequelas sensório motoras, e os agravantes dependem de cada paciente”, esclareceu a fisioterapeuta.

 

 

Facebook
Publicidade