Saúde
SAÚDE
Secretaria de Saúde articula descentralização do atendimento à tuberculose
O objetivo principal é colocar unidades de atendimento em locais diferentes, expandir o número de unidades para outros bairros de Picos
Daniela Meneses - 22/04/2015

Equipes da Secretaria Estadual de Saúde e do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN/PI) estiveram em Picos para junto à Secretaria de Saúde de Picos articularem a descentralização do Programa de Controle de Tuberculose.

A visita aconteceu neste mês de abril, mas o processo de descentralização vem sendo elaborado desde novembro de 2014. Atualmente os pacientes que tratam a tuberculose são atendidos apenas no posto de Assistência Médica de Picos – PAM, localizado na Rua Coronel Francisco Santos, centro de Picos.

O objetivo principal é colocar unidades de atendimento em locais diferentes, expandir o número de unidades para outros bairros de Picos.

Em 2013 foram registrados 28 casos da doença em Picos, no ano de 2014 o total foi de 25. A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Para a secretária interina de Saúde de Picos, Conceição Portela, a reunião permitiu discussões a cerca da intenção de tratar e controlar a doença em Picos.

“A visita do Ministério da Saúde foi muito salutar, porque no momento que a gente recebe técnicos tanto do Ministério da Saúde quanto do Estado para propor medidas de orientações acerca do tratamento e controle dessa doença que a gente sabe que é de alta vulnerabilidade, e orientações a cerca de como estruturarmos o nosso serviço e descentralizar as ações de prevenção e controle então foi muito proveitosa a reunião, toda a equipe estava reunida. Além de fazer uma reflexão a cerca da prevalência da tuberculose por ser um grande problema de saúde pública, nós precisamos estar com indicadores também à altura”, comentou Conceição Portela.

A secretária interina afirma ainda que o município de Picos, atualmente, existe um número reduzido de casos registrados, segundo ela a visita dos profissionais da saúde veio para auxiliar o trabalho no sentido de estar diagnosticando e identificando pessoas com a doença para que o tratamento seja feito.

A supervisora da tuberculose no Piauí, Ivone Venâncio, afirmou que tuberculose é uma doença negligenciada no sentido da detecção, e que muitos casos não são notificados, por isso a supervisão é feita junto aos municípios do Estado no sentido de diagnosticar, tratar e erradicar a doença.

Facebook
Publicidade