Saúde
TESTAGEM
Testagem por fluido oral será realizada em Picos
O projeto que será coordenado pelo GGLOS deve começar a ser executado em junho.
Jesika Mayara - 13/05/2015

Grupo Guaribas de Livre Orientação Sexual (GGLOS) que atua em Picos há 12 anos atualmente conseguiu aprovar três projetos junto governo federal, um deles foi o projeto “Testagem pelo fluido oral: um desafio a ser vencido”.

“Seremos a primeira instituição do interior do Piauí a realizar a testagem de sífilis e Aids através do fluido oral. Sem sangue, sem agulha e o resultado sai na hora. Isso é novo para Picos e apenas uma ONG conseguiu levar o projeto para Teresina”, disse a presidente do GGLOS.

O teste por fluido oral é um teste rápido, de triagem, disponibilizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Esse teste detecta anticorpos contra o HIV no fluido oral da pessoa. O exame fornece o resultado que pode ser analisado a olho nu, em até 30 minutos, e pode ser executado em qualquer local.

A veracidade do exame se compara a de um exame de DNA com 99% de acerto. O grupo está recebendo currículos para a contratação de quatro agentes de realização dos testes, que terão ajuda de custo.

O projeto, aprovado para acontecer durante um ano, deve ter inicio no mês de junho, após integrantes do grupo participar de uma capacitação em Brasília em seguida capacitarão os agentes.

A testagem acontecerá em aproximadamente 12 áreas da cidade, ao menos uma vez ao mês. A meta é realizar 75 testes por mês, porém, a ONG acredita que a demanda será superior, pois os testes serão realizados em locais nos pontos de concentração de pessoas como escolas, universidades, hospitais, entre outros.

“Nosso objetivo é esclarecer a sociedade picoense que é muito melhor viver sabendo. Se você descobre que tem Aids, por exemplo, poderá viver muito mais, pois irá passar a  tratar e se descobre que não tem vai começar a se proteger mais”, disse Jovanna.

A atuação assim como o resultado serão sigilosos e seguro, no caso de resultados positivos o paciente será encaminhado ao Centro de Testagem e Aconselhamento- CTA de Picos.

O GGLOS concorreu com mais de 200 projetos de todo o país e entre os 100 projetos aprovados Picos ficou na 29º colocação.

Facebook
Publicidade