Saúde
FISCALIZAÇÃO
Vigilância Sanitária de Picos intensifica fiscalização a salões de beleza
O fato se deu em razão de cumprimento de um ofício expedido pelo Ministério Público.
Jesika Mayara - 26/05/2015

Após receber ofício encaminhado pelo Ministério Público de Picos, cobrando que os salões de beleza do município contenham a Licença Sanitária para o funcionamento, o Departamento Municipal de Vigilância Sanitária (DEVISA) intensificou a fiscalização ao segmento.

Segundo a coordenadora do departamento, Rita de Cássia, o documento foi  expedido pela procura Micheline Ramalho Serejo Silva, em 10 de março, e partir disso, as fiscalizações ao segmento ganharam novo corpo.

“Quero dizer aos proprietários de salões do município que não precisam se preocupar, pois antes de tudo, é preciso estar dentro das normas sanitárias, não importando o tamanho do empreendimento”, disse Rita de Cássia.

Em caso de salões de grande porte se faz necessário alguns requisitos de segurança como extintores, certificado de desinsetização, licença do Corpo de Bombeiros, alvará de funcionamento e exames de hepatite de todos os funcionários. Já os salões de pequeno porte (que funcionem durante finais de semana e em residências) devem seguir as normas sanitárias.

“Pedimos que os salões busquem se adequar aos critérios de segurança e sanitários, pois estão trabalhando com vidas. Os estabelecimentos que já foram fiscalizados e seus proprietários não nos procuraram para expedir a Licença Sanitária serão encaminhados ao Ministério Público, para que o mesmo tome as providências cabíveis”, afirmou à coordenadora.

Rita falou ainda, que a recepção aos fiscais da vigilância sanitária nos estabelecimentos picoenses está sendo satisfatória, ao contrario do que acontecia em anos atrás.

As normas sanitárias básicas para salões de beleza pregam que:

Faz-se necessário a higiene das mãos onde as mesmas devem ser lavdas com sabonete líquido após cada procedimento;

O ambiente também deve estar sempre limpo e arejado, com a disponibilidade de sabonete líquido e toalha descartável nos sanitários, além do uso de lixeiras com tampa e pedal;

Lavar os objetos utilizados em agua corrente e com sabão líquido após cada procedimento, usar toalhas limpas, forrar com plástico descartável recipientes para imersão de pés ou mãos;

Esterilizar alicates e espátulas e conferir validade de produtos.

Facebook
Publicidade