Saúde
TESTE
Testagem por fluido oral terá início em setembro
A execução dos exames inicia-se no dia 11 de setembro.
Jesika Mayara - 25/08/2015

Após a aprovação junto ao projeto federal “Testagem pelo fluido oral: um desafio a ser vencido” e escolha da equipe de técnicos, o Grupo Guaribas de Livre Orientação Sexual (GGLOS), está realizando os últimos ajustes para o inicio dos testes de fluido oral em Picos.

Segundo a presidente do GGLOS, Jovanna Cardoso, os cinco técnicos escolhidos participarão de uma capacitação em Teresina, nos dias 09 e 10 de setembro.

“Há 15 dias nos assinamos o convênio junto ao Ministério da Saúde. Teremos a oficina de formação com as equipes técnicas dos projetos do Piauí, que é um na capital e outro no interior. A nossa equipe é formada por pessoas que já trabalham na área da saúde”, afirmou a presidente.

A primeira coleta acontecerá no dia 11 de setembro, as 16h00, no bairro Bomba. A mesma será acompanhada pelos técnicos do Ministério da Saúde, que após a formação, se deslocarão ao município junto com a equipe técnica.

O projeto irá atender a 12 bairros de Picos e a municípios da microrregião.

“Acredito que esse seja um grande serviço que esteja vindo a Picos, os grandes centros urbanos do país já prestam esse trabalho a população e nossa cidade agora, também irá oferecer. Começaremos a atuar a partir do dia 11, de forma contínua”, disse.

Ainda de acordo com Jovanna, a equipe tem um percentual de 75 testes por mês, porém, a quantidade poderá ser superior. Interessados em realizar o exame com urgência poderão procurar o GGLOS, através dos telefones da coordenação do projeto que serão divulgados posteriormente. “Existem pessoas que necessitam do resultado imediato o que não é disponibilizado por muitos órgãos de saúde, além disso, garantimos o sigilo, o encaminhamento para os serviços de saúde, da prevenção e do tratamento”.

A secretária Estadual de Saúde e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos, também são parceiros do projeto.

TESTAGEM POR FLUIDO ORAL

O teste por fluido oral é um teste rápido, de triagem, disponibilizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Esse teste detecta anticorpos contra o HIV no fluido oral da pessoa. O exame fornece o resultado que pode ser analisado a olho nu, em até 30 minutos, e pode ser executado em qualquer local.

A veracidade do exame se compara a de um exame de DNA com 99% de acerto.

 

 

Facebook
Publicidade