Saúde
COMBATE
Semana Nacional de Combate ao Fumo é realizada em Picos
As atividades são alusivas ao dia Nacional de Combate ao Fumo.
Jesika Mayara - 27/08/2015

A Secretária Municipal de Saúde de Picos, através do Programa de Combate ao Tabagismo realiza a “Semana Nacional de Combate ao Fumo”. A campanha é alusiva ao dia 29 de agosto, data em que se comemora o dia nacional de combate ao fumo.

As atividades tiveram início nessa quarta-feira, 27, com início do tratamento com fumantes do Bairro São José, na Unidade Básica de Saúde Cecília Neri. Durante a visita aproximadamente 20 pessoas, entre usuários e profissionais de saúde participaram da reunião. Até o final da semana outras unidades básicas de saúde receberão a visita da equipe do programa.

“Começamos os trabalhos na Unidade Básica de Saúde Cecília Neri com o intuito de iniciarmos o tratamento, levando informações e medicamentos para que esses usuários sejam tratados no período de 90 dias, o encontro foi bastante proveitoso, devido ser uma área muito necessitada de tratamento, onde 100 pessoas foram cadastradas. Dessa forma, quando acabar o tratamento com essas pessoas logo em seguida iniciaremos outro grupo”, ressaltou coordenadora do Programa Municipal de Combate do Tabagismo, Micherlla Brito.

Coordenadora Micherlla Brito. Foto: Jesika Mayara

De acordo com a coordenadora o primeiro passo do tratamento consiste no cadastramento dos usuários, em seguida uma avaliação clínica para determinar o grau de dependência do paciente. “Neste momento, o fumante fornecerá informações sobre o seu vício. Caso o profissional julgue necessário, haverá o fornecimento de medicamentos que suprem a falta de nicotina”, frisou.

Médicamentos disponibilizados aos pacientes. Foto: Jesika Mayara

O programa existe em Picos desde 2002, porém, só foi implantado nas unidades básicas de saúde em 2013.

TABAGISMO

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.

As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão; 5 vezes maior de sofrer infarto; 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e também uma das principais causas de morte no país. Ao final do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitável. O consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Comparados com os não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão.

A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo. Outras doenças relacionadas ao tabagismo são: hipertensão arterial, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, trombose vascular, osteoporose, Catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce e complicações na gravidez.

 

Facebook
Publicidade