Saúde
EXAME
Em Picos mais 100 pessoas já realizaram a testagem por fluido oral
Até o momento quatro bairros já receberam o projeto, sendo eles São Vicente, Papelão, São José e DNER.
Jesika Mayara - 19/11/2015

Já está sendo realizado, em Picos, o projeto de testagem por fluido oral, a ação é coordenada pelo Grupo Guaribas de Livre Orientação Sexual (GGLOS) em parceria com o governo federal e realiza testagem de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

De acordo com a coordenadora do GGLOS, Jovanna Cardoso, o projeto foi realizado pela primeira vez, no dia 11 de setembro, no bairro São Vicente.

“Nessa primeira visita, as coletas foram realizadas em um bar, que é um ponto estratégico em que iremos, de imediato foram realizados 20 testes. Estamos muito felizes com a aceitação das pessoas, na última visita que realizamos os técnicos tiveram que ir buscar mais material”, disse a coordenadora.

Até o momento quatro bairros já receberam o projeto, sendo eles São Vicente, Papelão, São José e DNER, onde representa o quantitativo de 145 testes realizados. A coordenadora ressalta que em apenas um bairro, 45 testes forma realizados.

A população chave do projeto são usuários de drogas licitas e ilícitas, porém, pessoas que não se enquadrem no perfil podem realizar a testagem.

Caso o teste dê positivo o paciente é encaminhado ao Centro de Testagem e Aconselhamento para que os exames complementares sejam realizados e se inicie o tratamento, tudo em sigilo para evitar possíveis constrangimentos ao portador.

O GGLOS é a primeira instituição do interior do Piauí a realizar a testagem de sífilis e Aids através do fluido oral, apenas uma ONG conseguiu levar o projeto para Teresina.

O que é a testagem?

O teste por fluido oral é um teste rápido, de triagem, disponibilizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Esse teste detecta anticorpos contra o HIV no fluido oral da pessoa. O exame fornece o resultado que pode ser analisado a olho nu, em até 30 minutos, e pode ser executado em qualquer local.

A veracidade do exame se compara a de um exame de DNA com 99% de acerto. O grupo está recebendo currículos para a contratação de quatro agentes de realização dos testes, que terão ajuda de custo.




Facebook
Publicidade