Municípios
PADRE MARCOS
Padre Marcos realiza caminhada de alerta ao combate ao câncer
A mobilização é parte das campanhas Outubro Rosa e Novembro Rosa.
Danilo Bezerra - 05/12/2015

A Secretaria de Saúde do município de Padre Marcos promoveu uma caminhada, na tarde do dia 25 de novembro, com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância de prevenção do câncer, uma doença que acomete mais pessoas a cada dia.

A mobilização é parte das campanhas Outubro Rosa e Novembro Rosa, que, respectivamente, buscam conscientizar as mulheres para a prevenção do câncer de mama, e os homens para a prevenção do câncer de próstata.

A caminhada teve início na Secretaria de Saúde e percorreu algumas das ruas do Centro da cidade, encerrando em frente a Igreja Matriz. Participaram gestores do município, profissionais da saúde e homens e mulheres.

Ao término, a enfermeira Kalyne Barbosa e a assistente social Alexsandra Modesto fizeram explanações sobre o câncer de mama e da próstata, os tipos mais comum entre as mulheres e homens, respectivamente. Foram enfatizado os principais sintomas das doenças, métodos de prevenção e tratamento, e, sobretudo, a importância da detecção da doença o mais cedo possível, o que aumenta as chances de cura.

Conforme a enfermeira, a caminhada é uma forma de chamar a atenção dos homens e mulheres que não procuram frequentemente as unidades de saúde. “Quando vamos para as ruas alcançamos um público ainda maior. Mesmo aqueles que não participam da caminhada, estão em suas casas observando e ouvindo as nossas informações. Isso faz da caminhada uma iniciativa muito importante da Secretaria de Saúde”, disse. Kalyne destacou que o município tem realizado um trabalho de conscientização nos postos de saúde. “No mês de outubro foi trabalhado internamente a questão da prevenção do câncer de mama, que levou informações sobre os sintomas, as formas de prevenção, como autoexame e a mamografia, dentre outras”.

A secretária de Saúde, Jozélia Macedo, reforçou a importância da caminhada como uma estratégia de alertar a população para a importância da prevenção dos dois tipos de câncer e fazer um chamamento para que procurem os postos de saúde para obter mais informação. “O diagnóstico precoce é fundamental, mas sabemos que, principalmente os homens, ainda têm muito preconceito e resistência com relação ao exame da próstata. E o nosso intuito hoje é chamar a atenção dessas pessoas, homens e mulheres, e conscientizá-las da importância dos exames preventivos dos dois tipos de câncer”.

Dentre outros, estiveram presentes a secretária de Saúde, Jozélia Macedo, o secretário de Assistência Social, Anatálio Silva, o enfermeiro diretor do Hospital, Ronald Macedo, a enfermeira do PSF, Kalyne Barbosa, a coordenadora do NASF, Alexsandra Modesto, a fisioterapeuta Conceição Bezerra, o padre Wagner Carvalho, a psicóloga Thuanny Mikaella, os vereadores Juvanir Macedo e Antônio Chiquinho, as assessoras do município, Ana Márcia e Marta Araújo.

Facebook
Publicidade