Saúde
SAÚDE
Picos já tem mais três casos suspeitos de microcefalia
As suspeitas surgiram a partir de ultrassonografias em mulheres ainda grávidas
Daniela Meneses - 29/01/2016

O primeiro caso de criança com microcefalia em Picos foi registrado neste mês de janeiro, o diagnóstico foi feito intrauterino. A mãe do bebê (uma menina), apresentou os sintomas do Zika vírus ainda no segundo mês de gestação. Ela foi encaminhada, no mês de dezembro, para a maternidade de Teresina, Evangelina Rosa, onde foi confirmada a suspeita de microcefalia na criança.

O bebê nasceu em janeiro e continuou na maternidade para ter suporte médico, estão sendo feitas investigações laboratoriais e exames de tomografia. A referência do Estado está sendo a Evangelina Rosa, onde os exames são feitos e encaminhados para o instituto Evandro Chagas, no estado do Pará.  

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Picos, Sandra Karielly, no município pode ter mais três casos de crianças com a condição neurológica rara. As suspeitas surgiram a partir de ultrassonografias em mulheres ainda grávidas. A coordenadora comenta que haverá reuniões com médicos de clínicas e hospitais para investigar de perto os casos suspeitos.

“Estamos investigando, tirando alguns documentos que venham de hospitais com o perímetro cefálico menor, pedindo para reexaminar essas crianças para confirmar, os donos de clínicas que são feitas as ultrassonografias serão reunidos para articularmos e quando esses exames forem feitos e se houver algum caso de perímetro cefálico menor, que sejamos informados. Confirmado no sistema só temos um caso, os outros três ainda estão em investigação”, comentou.

Sandra Karielly fala da importância do combate o vetor do vírus Zika, ela comenta que as ações devem partir, principalmente, da população que é responsável pela luta de frente no combate contra o vetor da doença.   

“Desde dezembro temos intensificados os trabalhos de combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti e o que temos visto é que as pessoas ainda estão muito despreocupadas e desacreditando que o problema não é com elas e que o problema aqui em Picos não existe, e existe, no Brasil já temos mais de 4.000 casos notificados desses mais 79% são no Nordeste e 91 casos de microcefalia no Piauí e em Picos temos 1 caso confirmado e tem outros casos que estamos investigando, como também existe a população de risco, estamos no período chuvoso onde a proliferação do mosquito é mais intensificada nesse período de fevereiro a junho e o  Zika vírus esta circulando em nosso Estado. Então, consequentemente, gestantes vão se infectar com o Zika vírus e os bebes vão nascer com microcefalia no ano de 2016, querendo evitar essa catástrofe apelamos para a população que se somem ao serviço de saúde para estarmos juntos combatendo o problema que é de todos, não somente da Secretaria de Saúde”, alertou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica falou que a ação que está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde para combater a proliferação do mosquito, pretende mobilizar o maior número de pessoas e órgãos de Picos. Agentes comunitários de saúde estarão visitando residências, conscientizando a população, vistoriando terrenos baldios, caixas de água descobertas e casas fechadas. A ação tem início na próxima terça (02) e deve passar por todos os bairros da cidade.

Facebook
Publicidade