Municípios
FRONTEIRAS
Maria José é diplomada prefeita de Fronteiras
A solenidade aconteceu na quadra poliesportiva do Ginásio Governador Guilherme Melo, no município de Fronteiras.
Daniela Meneses - 17/12/2016
Portal o Povo
Diplomação da prefeita eleita Maria José

O juiz da 40ª Zona Eleitoral, Dr. João Manoel de Moura Ayres, diplomou a prefeita eleita em Fronteiras do Piauí, Maria José Ayres de Sousa. Foram diplomados também o vice-prefeito José Laércio da Luz, e os vereadores Professor Gernilson, Dr. Daniel Bezerra, Vanderlene de Rui, Izalberto, Samuel do Pastor, Liege, Dr Juraci, Nego Adeilson, e Jaidran Bezerra. A solenidade aconteceu na quadra poliesportiva do Ginásio Governador Guilherme Melo, no município de Fronteiras.

VEJA MAIS IMAGENS

Discurso da prefeita eleita Maria José Ayres de Sousa:

Meritíssimo juiz, excelentíssimo senhor promotor e vereadores, ilustres convidados, demais autoridades, senhoras e senhores.

Este é um momento ímpar em minha vida. Momento esse que muito me honra e devo isso ao povo dessa cidade que confiou-me a tarefa de assumir um cargo de extrema responsabilidade. A essa gente querida um obrigada especial.

Como anfitriã saúdo aos colegas prefeitos que estão sendo também diplomados. A vocês cumprimento dando-lhes boas vindas.

A todos que concorreram para que hoje eu estivesse aqui agradeço pela confiança. Farei de tudo que estiver a meu alcance para não decepcioná-los. Devo isso a vocês, essencialmente a vocês!

Receber o diploma de preito de uma cidade como Fronteiras, pelas mãos do Juiz Eleitoral, significa estar apto a tomar posse do cargo para o qual fui democraticamente eleita e, tal fato muito me honra e me dignifica. Essa honraria precisou ser aprovada pela expressiva maioria de vocês. Mas o que de fato interessa neste momento é cumprir bem, os desígnios e os planos que para mim e, para a cidade de Fronteiras foram traçados. E, se foi necessária a aprovação dessa missão, por meio do voto popular, essa confirmação veio de forma a traduzir o desejo do povo de Fronteiras a me dizer: compromisso, trabalho e paz! E disto estou plenamente consciente.

É em nome desse tripé: compromisso, trabalho e paz! Que, como gestora levarei adiante as ações planejadas para o bem de Fronteiras. O norteamento administrativo terá como prioridade o desenvolvimento de nossa cidade em todas as esferas. Para tanto é necessário que provamos uma mudança que alcance também todos os campos.

Tenho convicção de que minha querida gente de Fronteiras comunga comigo desse pensamento: a mudança com sucesso é aquela que deve ser planejada e discutida em grupo ou comissão, onde a participação de todos os interessados seja a tônica maior.

Mas afinal, o que significa mudar? Esta é uma palavra já bastante gasta pelo tempo. Sempre que se falou ao longo da história em mudanças... Algo ficou a desejar. O sonho de uma criança que não tem escola para estudar, a ausência de um trabalho digno e decente para um pai de família que não tem como sustentá-la. Também temos o problema da ausência de leitos e médicos nos hospitais, quando seres humanos morrem nas filas dos hospitais esperando por uma cirurgia que lhes promoveriam a cura.

A palavra mudança sempre faz parte de propostas politicas. Mas nem sempre se apresentou como prática verdadeira. Temos um plano de governo sim. Trabalhar instaurando uma mudança de paradigma na administração pública municipal de tal forma que se possa proporcionar aos seus munícipes ações que qualifiquem a vida  de todos, porque obviamente esta deve ser a obrigação de todo serviço público.

As nossas propostas? Iremos lutar para realiza-las, se houver algum desajuste no percurso corrijam-me porque as mudanças que deverão ocorrer na cidade de Fronteiras devem ser perseguidas não apenas por mim, mas, por todos. Vou precisar do apoio de todos vocês. Não posso prescindir da participação de ninguém. Afinal, necessito dos meus potenciais, capacidade e conhecimentos que serão de grande valia para o desenvolvimento de Fronteiras.

Tivemos juntos uma árdua caminhada. Tive adversários mas não inimigos e. se estes existem, não procuro saber porque o que realmente importa é o futuro de nossa cidade. Na realidade União será a palavra de ordem!

 Mas, o que significa realmente ser prefeito de uma cidade? O que esse gestor pode fazer em prol dos municípios que aí vivem? Como chefe do poder Executivo ao prefeito cabe administrar a cidade e garantir o bom funcionamento dos serviços públicos essenciais à população local.

Se formos refletir sobre a responsabilidade de um gestor que está frente a uma prefeitura iremos perceber que o mesmo tem à sua frente grandes desafios, e, enormes dificuldades irão surgir. Por esse motivo é necessário muita seriedade, muito compromisso para encarar os impasses que surgirão. Mas, nada se compara ao apoio dado a esse gestor por sua população. Eis o cerne da questão! Conclamo, pois, o povo dessa terra a uma parceria. Sem a confiança de vocês não estaríamos aqui.

Ao assumir o cargo de prefeita engendrarei esforços no sentido de promover o desenvolvimento local a partir de um processo gradual de melhoria de qualidade de vida. O artigo 182 da Constituição Federal prevê a função social da cidade: “a cidade é um bem comum que pertence ao conjunto de sua população”. É nesse sentido que devem ser concebidas formas de qualidade de vida equilibrada a todos em múltiplas dimensões: saúde, educação, assistência social, transporte, moradia, infraestrutura, dentre outras.

Estamos vivenciando um momento de muitas incertezas em nosso país. Crises no âmbito político, econômico, e, sobretudo social, batem à nossa porta, por vezes nos impedindo de ver uma luz no final do túnel. Mas, acredito na força desse povo que aqui se encontra e que não foge à luta. Acredito, sobretudo que podemos trabalhar por uma Fronteiras  melhor porque o fronteirense é guerreiro e sempre lutou por justiça e por dias melhores. Liev Tolstói afirmava que “os mais fortes de todos os guerreiros são estes dois – tempo e paciência”. Muito tempo se passou povo de Fronteiras. Vocês esperam com paciência mas, tenho certeza que acreditando que os dias melhores chegariam.

Eis aqui a possibilidade de um novo tempo. É chegada a hora de arregaçar as mangas e trabalharmos juntos pela nossa cidade, pelos nossos filhos, para que eles possam contar com algo que lhes dê suporte necessário para uma vida digna no futuro e se tornem cidadãos de fato, respeitados e conscientes de seus direitos e deveres.

Este é um momento de ação povo de Fronteiras. Unamo-nos para tornar o futuro de nossa cidade mais favorável e prospero!   

Edição: Laianne Sousa

Facebook
Publicidade