Municípios
DOM EXPEDITO LOPES
Dom Expedito Lopes comemora 53 anos de emancipação política
Prefeitura realizou três dias de atividades
Daniela Meneses - 05/04/2017
Foto: Portal O Povo
53 anos de emancipação

O município de Dom Expedito Lopes completou 53 anos de emancipação política no dia 05 de abril. Para celebrar, o prefeito Valmir Barbosa e sua equipe administrativa realizaram diversas atividades comemorativas nos dias 03,04 e 05 de abril. Foram realizados shows com a banda picoense In The Clouds; Guilherme Dantas e teve a apresentação ainda de Robertinho Brega. Para o público infantil, teve a apresentação dos Saltimbancos e Mímicos da Alegria.

Durante as comemorações aconteceram ainda atividades esportivas, como a corrida de pedestre, futebol de salão, futebol de campo. Dentro da programação estavam também show de calouros, apresentação de peça teatral, apresentação de balé e exposição de stands das secretarias municipais.

Na manhã do dia 05 aconteceu o corte do bolo e os ‘parabéns solene’ com a presença de autoridades locais e da população. Teve ainda a inauguração de uma academia popular que foi reformulada através de uma parceria entre a Universidade Estadual de Picos e a prefeitura de Dom Expedito Lopes.

A tarde aconteceu ainda uma Missa Solene em comemoração aos 53 anos de emancipação política de Dom Expedito Lopes, logo após foi realizada uma sessão especial na Câmara Municipal que teve como objetivo homenagear, em memória, o primeiro prefeito do município, José Belo de Sousa, cujo nome foi dado ao prédio da Prefeitura local.

A primeira-dama de Dom Expedito Lopes, Valdiza Barbosa, destacou que a gestão atual tem trabalhado para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos expeditenses. Ela destaca que, mesmo em tão pouco tempo, a atual administração tem realizado feitos que merecem destaque.

“Durante esse período nós procuramos desenvolver ações que há muito tempo a sociedade almejava, então o prefeito atuou nas primeiras necessidades básicas. São apenas três meses de administração, mas a gente percebe a diferença dentro do município. Tem agido com agilidade para trazer melhorias para a cidade, porque a gente não pode parar, porque as ações precisam ser implementadas de forma rápida e é isso que está acontecendo”, afirmou.

A primeira-dama conta ainda que todas as escolas municipais passaram por reformas estruturais, o pagamento dos professores está em dia e alunos com merenda escolar garantida. O prefeito tem dado auxílio aos agricultores, com o incentivo financeiro de mais de 50% do valor para arar as terras. Ela destaca ainda melhorias na área da saúde, que hoje a população conta com médicos atendendo todos os dias.  Estradas vicinais também receberam reparos para melhorar a trafegabilidade.

O prefeito Valmir Barbosa pontuou que mesmo diante da dificuldade financeira que os municípios brasileiros, sobretudo Dom Expedito Lopes, enfrentam, não poderia deixar passar em branco a data comemorativa, realizando tudo dentro das possibilidades econômicas atuais.

“As pessoas compreenderam que nós não temos capacidade financeira e quando não se tem dinheiro tem que ter muita eficiência. Nós estamos caminhando em passos curtos, mas querendo dar o melhor de nós. As dificuldades são enormes, mas nossa vontade de resolver é maior”, declara o prefeito.

Além das ações pontuadas pela primeira-dama Valdiza, o prefeito Valmir Barbosa acrescenta que sua gestão já atuou na recuperação da entrada cidade, na BR 316; já foram restauradas 350 estruturas de iluminação pública que estava defasada e o objetivo é alcançar toda a região de Dom Expedito Lopes. Ele destaca também que em menos de 24 horas, foram recuperadas bombas queimadas nos poços tubulares de Buriti Grande, outra nas Baixas e Baixa Grande.

“A minha mensagem para os munícipes é que acreditamos muito que 2018 não vai ser o prefeito Valmir Barbosa quem vai dizer que 2018 está melhor que em 2017, mas serão eles mesmos quem vão dizer, porque nós queremos compreender e fazer com que o recurso público seja com o benefício daqueles que mais precisam, então nós queremos administrar sempre presando pela legalidade, moralidade, eficiência e queremos as coisas com transparência principalmente, fazendo audiências públicas com as pessoas, claro que estamos cumprindo um orçamento que não fomos nós que fizemos, mas nós temos que seguir à regra a lei”, concluiu Valmir Barbosa.

Professor Chiquinho participa das comemorações dos 53 anos de Dom Expedito Lopes

O bolo de aniversário do município foi um presente de Francisco Rodrigues de Moura, conhecido como professor Chiquinho.  Ele que é natural de Dom Expedito Lopes, tem contribuído para o crescimento educacional da região, através do Instituto de Desenvolvimento do Ensino Superior do Brasil (IDESB).

“Na condição de professor e também de expeditense, eu me sinto honrado em estar patrocinando o bolo dos 53 anos de emancipação política deste município. Agradecer a Deus neste momento é pouco pelas milhares de vitórias que Ele tem dado ao povo desta cidade.  E dizer para Dom Expedito que eu também faço parte da história, desse município e também da educação”, pontuou.

Quando o Instituto IDESB foi criado em 2012, a primeira cidade do Piauí que o professor Chiquinho instalou um polo educacional foi Dom Expedito Lopes. Eles destaca que mesmo não morando atualmente no município, tem participado efetivamente de momentos relevantes na cidade.

“Eu fiz questão de instalar um polo na minha querida e amada Dom Expedito Lopes, entre nessa cidade com a minha consciência tranquila e que também já contribui muito com esse município, tenho milhares de letrados formados, biólogos, historiadores. Agora em julho, nos dias 06,07 e 08 estaremos diplomando a primeira turma de história, polo do IDESB polo de Dom Expedito Lopes. Pra mim é uma honra muito grande, na condição de expeditense também contribuir com a formação acadêmica do povo, para mim é motivo de grande alegria e prazer”, declara.

O professor Chiquinho fala ainda do seu compromisso em trabalhar por uma educação de qualidade em sua cidade natal.

“Eu pretendo deixar a minha história em Dom Expedito lutando em prol de uma educação digna e de qualidade, fazendo com que os expeditenses estudem dentro da cidade, penso que quando se chega  em uma cidade como Dom Expedito Lopes para instalar uma faculdade, nós estamos contribuindo com o povo do município, em vários aspectos, moral, social e econômico, pois o professor Chiquinho faz parte da história dos 53 anos desse município e em especial à educação. Tenho certeza que tenho contribuído muito no passado, estou contribuindo muito no presente vou contribuir muito mais no futuro com a permissão de Deus. Dom Expedito hoje está de parabéns por ter uma faculdade séria, comprometida e responsável com o processo ensino e aprendizagem, isso nos deixa muito feliz”, concluiu o professor Chiquinho.

VEJA MAIS IMAGENS 

ALBUM II

Facebook
Publicidade