Municípios
Dom Expedito Lopes
Primeiro prefeito de Dom Expedito Lopes recebe homenagem no aniversário do município
A homenagem teve início com um projeto de lei que dava o nome de José Belo de Sousa ao prédio da Prefeitura Municipal
Daniela Meneses - 13/04/2017
Foto: Daniela Meneses
Autoridades homenagearam José Belo de Sousa

As comemorações alusivas ao aniversário de Dom Expedito Lopes tiveram início na segunda-feira (03) e encerraram na noite de 05 de abril com uma homenagem ao primeiro prefeito do município José Belo de Sousa. 

A homenagem teve início com um projeto de lei que dava o nome de José Belo de Sousa ao prédio da Prefeitura Municipal. A iniciativa partiu do presidente da Câmara Municipal, Luís Gonzaga de Sousa – o Luís Quinor (PCdoB) e do vereador Vagner. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

À noite do dia 05 de abril aconteceu uma sessão na Casa Legislativa do município com o objetivo de fazer a homenagem ao primeiro prefeito da cidade e ainda comemorar os 53 anos de emancipação política. Participaram do evento autoridades do município e ainda os vereadores de Oeiras Adalberon de Morais, Hélio Adão e Gilmar Fontes; o vereador de Ipiranga do Piauí, José da Silva Borges; o ex-deputado federal B. Sá e ainda familiares do homenageado.

Ao iniciar a sessão solene, foi pedido um minuto de silêncio em memória do senhor José Belo, posteriormente, autoridades e familiares reverenciaram o homenageado em discurso.  Luís Quinor fala que o senhor José Belo não possuía curso superior, mas sempre foi uma pessoa culta e inteligente, um “doutor em política” digno de tamanha condecoração.

“É uma honra estar realizando essa grande homenagem ao senhor Zé Belo. Primeiramente eu queria gradecer a Deus e aos amigos e todos que participaram dessa homenagem. Essa sessão solene é em agradecimento por tudo que ele fez, por tudo que ele foi no nosso município. O projeto foi uma iniciativa minha e do vereador Vaguinho, a gente conseguiu fazer um trabalho e um documentário sobre a vida do senhor Zé Belo e tudo que fizermos por ele será pouco para homenageá-lo. Ele foi o primeiro prefeito desse município, foi o primeiro vereador e para mim ele foi e será a maior referência política da história de Dom Expedito Lopes”, conta Luís Quinor.

O prefeito municipal, Valmir Barbosa, também falou sobre a mensura feita a José Belo. Ele fala que referenciar o nome do prédio da prefeitura ao senhor Zé Bel é uma forma de reconhecer todo seu trabalho pelo município. “Homenagear o senhor Zé Belo é ser grato pelas boas ações que ele praticou para todos de Dom Expedito Lopes. É seguir o exemplo do trabalho honrado e nós queremos com muita humildade seguir o seu exemplo”, pontua.

O professor Chiquinho que é natural de Dom Expedito Lopes, falou sobre a condecoração. “Hoje é um dia marcante na história deste município, falando no ex-prefeito que já faleceu, mas que também deixou marcas e história. O saudoso José Belo de Sousa deixou um lacro muito grande neste município, ele se foi, mas a sua história continua”, completou.

O vereador de Oeiras, Adalberon de Morais, falou da importância política de José Belo, não só em Dom Expedito Lopes, como também em Oeiras. “É com imenso prazer que a gente se deslocou de Oeiras para fazer esta homenagem ao senhor José Belo. Sabemos que essa cidade se deslocou de Oeiras e ele sempre foi um político a frente do seu tempo, que lutou para emancipar Dom Expedito Lopes e se tornou o primeiro prefeito”.

A filha do homenageado, Maria Amélia, esteve presente na sessão e estava bastante emocionada, seu esposo, Erivan Eulálio discursou, lembrando dos grandes feitos do seu sogro. “O meu pai foi um exemplo de tudo, ele deixou um grande legado, teve uma missão linda e cumpriu”, falou Maria Amélia.

“Todos me gratificaram por essa homenagem, os colegas de casa, seus familiares. É um dia para entrar na história desse município, não só pelo seu 53º aniversário, mas por estar homenageando a maior referência política de todos os tempos dessa cidade, o saudoso e eterno José Belo de Sousa. Parabéns toda grande Dom Expedito Lopes por este dia histórico em nosso município, um abraço a todos os expeditenses, em especial aos familiares e amigos do saudoso José Belo de Sousa”, finaliza o presidente da câmara, Luís Quinor. 

HISTÓRIA

José Melo de Sousa iniciou na política na década de 50 quando o então comerciante foi vereador de Oeiras nos anos de 1958 a 1962, nessa época o local era uma comunidade de Oeiras denominada Cabeço, em 1963, o município conquistou sua emancipação política passando a se chamar de Dom Expedito Lopes. No ano seguinte em 1964 disputou uma eleição suplementar e venceu se tornando o primeiro prefeito do município de Dom Expedito Lopes. Após esse feito, ele ainda foi prefeito por mais três vezes, em 1964 a 1966, 1973 a 1976, 1989 a 1992 e mais 14 dias em 2011.

José Belo de Sousa faleceu no dia 24 de fevereiro de 2017, aos 93 anos em sua residência em Dom Expedito Lopes.

VEJA MAIS IMAGENS 

ALBUM II

Facebook
Publicidade