Municípios
TÍTULO
Professor Chiquinho é agraciado com título de cidadania coloniense
A homenagem aconteceu durante as comemorações alusivas ao aniversário de 25 anos de emancipação política de Colônia do Piauí
Daniela Meneses - 05/05/2017
Foto: Daniela Meneses
Professor Chiquinho, Maria do Amparo, Lúcia Moura e José Neto Gomes

Francisco Rodrigues de Moura, o Professor Chiquinho, foi agraciado com o título de cidadania coloniense. A homenagem aconteceu durante as comemorações alusivas ao aniversário de 25 anos de emancipação política de Colônia do Piauí. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal.

O autor do projeto foi o vereador Francisco Veloso Neto (PTN), para ele, o Professor Chiquinho tem oportunizado muitos colonienses a terem um ensino superior de qualidade.

“O Professor Chiquinho é um idealizador de uma faculdade aqui no município, que é de suma importância para a vida de muitas pessoas que aproveitam para adquirir o conhecimento e a partir daí, abrem-se as portas do mercado para um emprego. Eu vi no Professor Chiquinho um idealizador de um empreendimento, que dá oportunidade para as pessoas no município, que mesmo sendo um empreendimento particular, que as pessoas têm que pagar pelos cursos, mas são preços acessíveis e que dá qualidade de vida para as pessoas. Por conta disso eu solicitei o título de cidadania para ele, reconhecendo o mérito do seu trabalho na área do conhecimento”, frisou o vereador.

A prefeita Lúcia Moura também reconheceu a contribuição do Professor Chiquinho para o município. “O Chiquinho tem contribuído muito para a educação do nosso município, inclusive, já temos pessoas formadas em Serviço Social, Educação Física e isso é muito bom para o município e também para o mercado de trabalho”, afirma.

O presidente da Câmara de Colônia do Piauí, o vereador Saturnino também ologiou a iniciativa do professor Chiquinho na cidade e falou todo e qualquer investimento em educação é muito importante para o crescimento do município. 

O vice-prefeito, José Neto Gomes da Silva, destacou que a educação coloniense tem ganhado bastante com o trabalho do professor. “O senhor Chiquinho é uma pessoa muito importante, principalmente aqui na nossa gestão, porque em primeiro lugar é a educação, pois é através dela é que vem o médico, vem o professor, vem o engenheiro. Enfim, a gente só tem a parabenizar e agradecer pela contribuição que ele está nos dando”, pontua.

O secretário municipal de Educação, José Vieira Guedes, fala que com a faculdade em Colônia do Piauí, muitos estudantes não precisam se mudar para outras cidades para ter um ensino superior.

“Nós só temos a agradecer ao professor, depois que ele implantou a faculdade aqui em Colônia, oportunizou muitos jovens que terminavam o ensino médio e não tinham como se deslocar para outros municípios para cursar uma faculdade. Algumas pessoas que já concluíram, já foram aprovadas em concurso aqui na cidade e hoje já estão exercendo a profissão, então nós temos a agradecer ao professor pela grande contribuição que ele tem dado a educação do nosso município”, elogiou o secretário.

O Professor Chiquinho agradeceu a homenagem e falou do grande carinho pelo município. Ele estava acompanhado da esposa Maria do Amparo da Silva Moura e da sua filha Tarcila da Silva Moura e de amigos.

“Quero parabenizar a cidade pelos seus 25 anos de emancipação política e em especial a população de Colônia do Piauí por ter escolhido o Professor Chiquinho para ser homenageado como cidadão coloniense. Para mim é um título muito importante, estou muito feliz e honrado e a partir de hoje, fazer parte da história de Colônia e do seu povo. Agradeço a prefeita Lúcia Moura; o vice Zé de João do Bar; ao presidente da Câmara Saturnino e em especial ao vereador Francisco Veloso que foi o autor do projeto que está me homenageando como o mais novo cidadão de Colônia do Piauí”, agradeceu.

O Instituto de Desenvolvimento do Ensino Superior do Brasil (IDESB) oferta em Colônia do Piauí graduações na área de Serviço Social, Pedagogia, Administração, Educação Física e novas turmas devem ser abertas para os cursos de Biologia e Matemática. Há ainda turmas de especialização em Docência do Ensino Superior. O polo foi instalado na cidade há quatro anos.

“Instalamos essa faculdade em Colônia, primeiro com a permissão do nosso querido e amado Deus, em especial para contribuir com as ações educacionais desse município. Para Colônia é uma honra ter hoje um polo de uma faculdade, tenho certeza que está contribuindo e vai contribuir muito mais no futuro, com a permissão de Deus, com a educação de Colônia e do seu povo”, declara.

O instituto já formou assistentes sociais e educadores físicos em Colônia e nos dias 21,22 e 23 de julho acontecerá o baile de formatura dessas turmas. “Temos que agradecer a Deus e de uma forma especial o grande empenho do coordenador local Chico Melo e sua filha Francenilda, que têm se empenhado bastante a frente do polo, para contribuir cada vez mais”, agradece o professor.

Durante a solenidade foram homenageados ainda Celana Marques, Juvenal Soares, Luciano Dantas e o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, com o título de cidadãos coloniense, outras personalidades que contribuíram e continuam contribuído com o município, receberam uma medalha de honra ao mérito.

VEJA MAIS IMAGENS

Facebook
Publicidade