Municípios
ALAGOINHA
Social de Alagoinha do Piauí realiza caminha alusiva ao “18 de Maio”
As atividades tiveram início no dia 03 de maio e se estenderam até esta quarta-feira (17) e marca o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes
Daniela Meneses - 17/05/2017
Portal o Povo
Caminhada aconteceu nesta quarta

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Alagoinha do Piauí realizou nesta manhã (17) uma caminhada pelas principais ruas da cidade em alusão ao 18 de Maio - data referência de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O slogan Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescente quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Alagoinha do Piauí, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, em parceria com o Conselho Tutelar.

As atividades tiveram início no dia 03 de maio e se estenderam até esta quarta-feira (17). Durante o período foram feitas diversas ações como palestras sócio educativas em todos os grupos dos Serviços de Convivência, referenciados pelo CRAS e visitas a todas as escolas da rede municipal, estadual e privada do município.

De acordo com a psicóloga que integra a equipe técnica do CRAS de Alagoinha, Rogeania Alves, o evento marca o combate à exploração de crianças e adolescentes e alerta à sociedade com os cuidados que devem ser tomados no dia-a-dia.

“Essa caminhada representa um passo inicial nessa luta, nesse combate a violência sexual que vitimiza as crianças e adolescentes do nosso país. Todo ano a gente busca fazer um estudo dessa realidade, que a cada ano se expressa de uma forma diferente, então o nosso objetivo principal é tentar sensibilizar, para que as pessoas possam se conscientizar primeiramente, elas precisam ficar sensíveis a essa temática, logo após, a gente espera sim, combater, minimizar esse índice”, pontua a psicóloga.

Mobilização para a data

O dia 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia. O encontro reuniu entidades de todo o país. Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

Facebook
Publicidade