Municípios
SIMÕES
Em Simões, Conferência discute a garantia de direitos no fortalecimento do SUAS
X Conferência Municipal de Assistência Social
Daniela Meneses - 11/07/2017

Diversos segmentos da sociedade civil, representantes de entidades governamentais e não governamentais, gestores, trabalhadores e usuários dos serviços socioassistenciais do município de Simões, participaram da X Conferência Municipal de Assistência Social, que aconteceu nesta segunda-feira, 10, no auditório do Cras.

Promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, a Conferência tem por objetivo avaliar a Política de Assistência Social na conjuntura atual e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS.

Na cerimônia de abertura, a secretária de Assistência Social, Claudicéia Feitosa, convocou os participantes a contribuírem, dando ideias e sugestões para a implementação dos serviços ofertados pelo SUAS no âmbito do Município, Estado e União.

“A participação da população nessas decisões é fundamental. Estamos aqui reunidos com esse objetivo, propor melhorias dentro da nossa realidade. Cada um de nós sabe o que deve melhorar”, disse. A gestora destacou a importância da participação da população na Conferência, sobretudo, dos usuários. “É importante ouvir a voz do povo, principalmente daqueles que utilizam os serviços da Assistência Social”, disse.

Representando o prefeito Zé Wlisses na Conferência, o assessor Magno Dantas enfatizou a importância da realização da Conferência. “Quando a gestão promove uma Conferência, ela está convidando a população para avaliar os serviços existentes, e dando a oportunidade de discutir juntos, poder público e sociedade, as metas, as perspectivas, o que deve ser melhorado nos programas, com os profissionais da área e para as pessoas que são beneficiadas”, disse. Em seu pronunciamento, Magno salientou que a Assistência Social desempenha um papel importante na administração de um município, de um país, por trabalhar pela redução das diferenças sociais.

Após os pronunciamentos das autoridades, o presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Leomar Antônio de Carvalho, declarou oficialmente aberta a X Conferência Municipal. Em seguida, um grupo de crianças formado por usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e alunos do Complexo Escolar Modelo realizaram uma apresentação cultural, evidenciando uma das mais tradicionais manifestações da cultura popular nordestina, as festas juninas.

Ainda pela manhã, os participantes acompanharam a palestra magna, ministrada pelo conferencista Demontiê Venuto, que abordou o tema central da Conferência, “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. Em seguida, os grupos de trabalho discutiram quatro eixos norteadores, a partir dos quais, cada grupo contribuiu para a elaboração de propostas com o objetivo de auxiliar na melhoria das políticas de assistência social. As propostas foram apresentadas na plenária final, que escolheu as serão levadas para a Conferência Estadual de Assistência Social.

Ao final, também foram eleitos os delegados municipais e os respectivos suplentes, que representarão Simões na etapa estadual, que acontecerá em Teresina, ainda este ano. Franscisca Naija da Silva foi eleita titular como representante de Organização Governamental, tendo como suplente Terezinha de Jesus Carvalho Sousa; e Antônio Hugo Fernandes Junior, como representante titular de Organização Não Governamental, tendo como suplente Ronael de Carvalho Silva.

A mesa de honra da Conferência foi composta pela secretária municipal de Assistência Social, Claudicéia Feitosa, pelo assessor municipal Magno Dantas, que representou o prefeito Zé Wlisses, o presidente do CMAS, Leomar Antônio, a secretária de Educação, Íris Elaine, os vereadores Pedro Custório, Zezé Morais e Gilson Cândido, as assistentes sociais, Gardênia e Nadja, a coordenadora de Cultura, Teresinha de Jesus, dentre outros.

Cidades na Net

Facebook
Publicidade