Polícia
2º HOMICÍDIO DO ANO
"Biô" é morto a tiros na subida do bairro Aerolândia
Beneficiado pelo indulto de Páscoa, ele havia acabado de chegar da Penitenciária Major Cesár
Da Redação - 28/03/2018
Foto/ Arquivo
"Biô" já cumpriu pena por homicídio e estava preso acusado de tráfico

Durou um mês e sete dias a tranquilidade no que diz respeito a crimes de homicídio na cidade de Picos. Na tarde desta sexta-feira (28), por volta das 13h40min, um presidiário beneficiado pelo indulto de Páscoa foi morto a tiros. O crime aconteceu na Rua São Jorge, subida de acesso ao bairro Aerolândia, pela BR 316.

A vítima foi identificada como  Francisco José da Silva, de 60 anos, que era mais conhecido como "Biô". Informações preliminares dão conta que o homicídio foi cometido por dois homens em uma motocicleta. A vítima havia acabado de chegar da Peniténciaria Major Cesár Oliveira em Altos, onde cumpria pena por tráfico de drogas, no regime semi aberto, e se dirigia a pé para casa de familiares no bairro Aerolândia. Ele inclusive ainda estava com a uma bolsa de viagem. 

"Biô" tinha pelo menos três passagens pela polícia. No dia 23 de julho de 2013 ele foi preso, juntamente com a então companheira, pelo crime de tráfico der drogas. Naquela oportunidade eles foram presos na Rua Zuza Lino, no bairro Papelão, com 15 pedras de crack e a quantia de R$ 798 reais. A prisão ocorreu após um policial se passar por usuário e realizar o flagrante. Em julho de 2011 ele também havia sido preso pelo mesmo crime durante a Operação "Férias em Paz".

Já em em abril de 2001 o Tribunal Popular do Júri da Comarca de Picos condenou "Biô" a 13 anos e seis meses de prisão por um homicídio. O crime o ocorrido na madrugada de 10 de outubro de 1999, nas proximidades da boate Casa Amarela, na Rua Luís Nunes, no bairro Bomba, teve como vítima o estudante, Jomásio dos Santos Barros, filho do então prefeito de Bocaina, José Luís de Barros. Na época do assassinato ele chegou a fugir para a cidade de São Paulo, mas acabou preso pouco mais de um ano e foi a julgamento.

Na época o advogado de defesa recorreu e em 2007, após ter cumprindo a metade da pena, "Biô" foi submetido a novo Júri Popular. Mas dessa vez foi absolvido pelo Coselho de Sentença. O placar foi 4 a 3. Ele também foi acusado de um assassinato na cidade de Arcoverde, estado do Pernambuco.

"Biô" era tio do motorista, Francisco Fernando Morais Silva, de 45 anos, que era popularmente conhecido como "Fenando da Gata". Ele também foi morto a tiros. O crime ocorreu no dia 17 de janeiro de 2014, no Bar do Gingada, localizado na Zuna Lino, bairro Papelão.

2ª execução do ano em Picos

A execução de "Biô" foi a segunda registrada na cidade de Picos em 2018. No dia 21 de fevereiro o desempregado, Bartolomeu de Paula Barros, de 35 anos, foi morto a tiros. Esse assassinato aconteceu Praça Antenor Neiva, no bairro Bomba, em frente ao Hospital Regional Justino Luz.  

Facebook
Publicidade