Municípios
EDUCAÇÃO
III Conferência Municipal de Educação é realizada em Dom Expedito Lopes
Evento abordou temas ligados aos profissionais da área, ao alunado e escolheu os delegados que participarão da Conferência Intermunicipal que será realizada em Picos, no dia 18 de abril
Da Redação - 29/03/2018
Foto/ Portal O Povo
Equipe a Secretaria de Educação de Dom Expedito Lopes

A Prefeitura Municipal de Dom Expedito Lopes, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quinta-feira (28), a III Conferência Municipal de Educação. O evento foi realizado embasado nos fundamentos da Conferência Nacional de Educação (CONAE). As atividades aconteceram nas dependências do Ginásio Municipal Francisco Belo.

O secretário municipal de Educação, Edson Carlos, explicou que oito eixos foram debatidos durante a III Conferência Municipal de Educação. Os mesmos eram relacionados a trajetória profissional dos funcionários da educação e a vida escolar dos estudantes.

VEJA FOTOS DO EVENTO

Entre os assuntos discutidos estavam a parte pedagógica, a sistematização da educação e o cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação e do Plano Nacional de Educação. Durante o evento também foram eleitos os 12 delegados que participarão da Conferência Intermunicipal de Educação, que está prevista para acontecer na cidade de Picos, no próximo dia 18 de abril.

Em entrevista a nossa reportagem Edson Carlos falou ainda sobre o ano letivo de 2018. O gestor informou que a rede municipal conta com dez escolas e que em todas elas haverá no mínimo 200 dias de aula, o que equivalem a 800h/a como consta na Lei 9394/96, mais conhecida como LDB (Lei de Diretrizes Básicas). “Nossas aulas tiveram início no dia 19 de fevereiro”, completou o secretário municipal de Educação.

Outro assunto abordado pelo gestor público foi a condição na qual a atual gestão, do prefeito, Valmir Barbosa de Araújo (PDT), recebeu a educação dom expedito lopense. Segundo Edson Carlos, logo após assumir a Secretaria de Educação, em janeiro de 2017, ele realizou uma visita in loco nas escolas e constatou a depredação das estruturas físicas e do mobiliário dos colégios municipais.

“Nesse primeiro momento, em 2017, fizemos um trabalho maciço de recuperação das estruturas físicas. E agora neste ano de 2018 conseguimos recuperar todas as cadeiras do município. E detalhe: ‘não só recuperamos, mas também adquirimos, através de um Pregão, equipamentos no valor de R$ 150.999,00 reais em cadeiras e mesas escolares para alunos e professores e também atendendo a questão da acessibilidade do cadeirante’”, pontuou o gestor.

Edson Carlos ainda elogiou o trabalho exercido pela equipe interna da Secretaria de Educação. Na avaliação do gestor, o esforço e dedicação de todos tem feito a diferença e possibilitado uma melhoria significativa no ensino oferecido no município. Ele também detalhou como está dividida a estrutura organizacional da pasta que comanda.

“Minha equipe de trabalho está estruturada com uma Supervisora Municipal de Educação, a Maria Luzinete Alves, tem um Coordenador de Ensino Fundamental, Francisco Wagner, temos uma Coordenadora de Ensino Infantil, a Maria Barros, temos também uma Coordenadora, a dona Iris, que está nos auxiliando com os Programas de Alimentação no SIMEC, que são os sites do FNDE onde a gente faz as famosas adesões aos programas, monitoramentos, avaliações e prestações de contas. Temos uma nutricionista, a Joana D’Arc, trabalhamos também com uma Coordenadora muito exemplar, que é a Ivonete, a ‘Netinha de Seu João Barbosa’, e o nosso técnico, Clésio. A equipe está estruturada com profissionais gabaritados e que já estão no mercado de trabalho a título de concursados há muito tempo, até obedecendo ao Plano de Cargo, Carreira e Vencimentos dos profissionais do Magistério de Dom Expedito Lopes, que é a Lei 212”, concluiu Edson Carlos.     

Facebook
Publicidade