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POLÊMICA
PepsiCo responde criticas do grupo GLBT de Picos
A Pepsico, dona da Elma Chips, enviou resposta ao Grupo Guaribas de Livre Orientação Sexual de Picos –GGLOS
Wallysson Bernardes - 24/03/2009

<div align="justify"> <p>A Pepsico, dona da Elma Chips, enviou resposta ao Grupo Guaribas de Livre Orienta&ccedil;&atilde;o Sexual de Picos &ndash;GGLOS, sobre a repercuss&atilde;o da rec&eacute;m lan&ccedil;ada campanha do produto Doritos.</p> <p>Criada pela AlmapBBDO e com produ&ccedil;&atilde;o da Cia de Cinema, a a&ccedil;&atilde;o publicit&aacute;ria foi considerada &quot;homof&oacute;bica&quot; pelo grupo GLBT picoense que solicitou, ao CONAR (Conselho Nacional de Auto-regulamenta&ccedil;&atilde;o publicit&aacute;ria) a retirada da propaganda do ar, por consider&aacute; o teor discriminat&oacute;rio.</p> <p>Os filmes mostram situa&ccedil;&otilde;es em que as pessoas cantam &quot;Like a Virgin&quot;, m&uacute;sica da cantora Madonna, e dan&ccedil;am &quot;YMCA&quot;, m&uacute;sica do grupo Village People, considerado s&iacute;mbolo da classe homossexual. Ambas as situa&ccedil;&otilde;es se passam em ambientes de amigos. Ao terminar a apresenta&ccedil;&atilde;o, &eacute; anunciada a assinatura: &ldquo;quer dividir alguma coisa com os amigos, divide um Doritos&rdquo;.</p> </div> <div align="justify"> <p>Em resposta as criticas do GGLOS, a empresa disse que a nova campanha de Doritos, lan&ccedil;ada no dia 08 de Mar&ccedil;o deste ano, tem como conceito demonstrar como &eacute; gostoso consumir Doritos entre amigos e que a linha de cria&ccedil;&atilde;o foi baseada em dados de pesquisa que mostram que o consumo da categoria de salgadinhos ocorre principalmente quando a pessoa est&aacute; sozinha, indicando uma grande oportunidade de explorar o consumo compartilhado. Para se apropriar deste momento de consumo coletivo, foi desenvolvido um plano de comunica&ccedil;&atilde;o completo colocando Doritos como uma boa alternativa para dividir com os amigos.</p> </div> <div align="justify">Neste sentido afirma que um dos pilares defendidos pela PepsiCo &eacute; a diversidade e inclus&atilde;o. &ldquo;Nunca aceitar&iacute;amos o risco de veicular qualquer mensagem discriminat&oacute;ria, muito menos ofensiva a qualquer p&uacute;blico, e desrespeitar os homossexuais seria inaceit&aacute;vel tanto para a Pepsico quanto para sua ag&ecirc;ncia de propaganda, a AlmapBBDO&rdquo;, respondeu.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div><a class="linkvermelho" href="http://www.portalopovo.com.br/noticia_detalhe.php?id=1756">Confira a mat&eacute;ria completa</a></div> <div> <p><strong>Confira na integra a resposta</strong></p> </div> <div>&nbsp;</div> <div>Boa tarde Jovanna!</div> <p>Grupo LGBT Picos Piaui</p> <p align="justify">Agradecemos a sua opini&atilde;o &eacute; sempre muito importante, para podermos avaliar os nossos produtos, processos e identificar oportunidades de melhoria.</p> <div align="justify"> <p>Esclarecemos que sua cr&iacute;tica foi direcionada ao departamento respons&aacute;vel. Um dos pilares defendidos pela PepsiCo &eacute; a diversidade e inclus&atilde;o. Nunca aceitar&iacute;amos o risco de veicular qualquer mensagem discriminat&oacute;ria, muito menos ofensiva a qualquer p&uacute;blico, e desrespeitar os homossexuais seria inaceit&aacute;vel tanto para a Pepsico quanto para sua ag&ecirc;ncia de propaganda, a AlmapBBDO.</p> <p>Neste sentido, a nova campanha de Doritos, lan&ccedil;ada no dia 08 de Mar&ccedil;o deste ano, tem como conceito demonstrar como &eacute; gostoso consumir Doritos entre amigos.</p> </div> <div align="justify"> <p>A linha de cria&ccedil;&atilde;o foi baseada em dados de pesquisa que mostram que o consumo da categoria de salgadinhos ocorre principalmente quando a pessoa est&aacute; sozinha, indicando uma grande oportunidade de explorar o consumo compartilhado. Para se apropriar deste momento de consumo coletivo, foi desenvolvido um plano de comunica&ccedil;&atilde;o completo colocando Doritos como uma boa alternativa para dividir com os amigos.</p> <p>Utilizando a assinatura &quot;Quer dividir alguma coisa com os amigos? Divide um Doritos.&quot;, foram criados filmes, sites e materiais para ponto de venda que materializam esta assinatura atrav&eacute;s de uma divertida campanha que lembra, de forma descontra&iacute;da, que todos n&oacute;s j&aacute; pagamos algum mico entre amigos, como uma dancinha ultrapassada ou uma imita&ccedil;&atilde;o embara&ccedil;osa. Os filmes YMCA e H&eacute;lio mostram justamente isso, como todos j&aacute; passamos por situa&ccedil;&otilde;es em que ach&aacute;vamos que est&aacute;vamos sendo engra&ccedil;ados, mas na verdade est&aacute;vamos pagando um grande mico. A brincadeira continua no site Doritos, onde &eacute; poss&iacute;vel colocar fotos que comprovem momentos engra&ccedil;ados e esquisitos da hist&oacute;ria de vida de cada um.</p> </div> <div align="justify"> <p>Todos os materiais e filmes desenvolvidos para esta campanha foram aprovados pelo p&uacute;blico, em pesquisa, antes do in&iacute;cio da veicula&ccedil;&atilde;o, justamente por trazer &agrave; tona lembran&ccedil;as engra&ccedil;adas que compartilharam com os amigos - o pr&oacute;prio Orkut conta com comunidades como &quot;Eu J&aacute; cantei no karaok&ecirc;&quot;, &quot;Eu j&aacute; fiz dancinha do YMCA&quot;, entre outras, comprovando como &eacute; mesmo engra&ccedil;ado.</p> <p>Os filmes est&atilde;o agradando muitos consumidores, que t&ecirc;m se manifestado sobre a gra&ccedil;a da situa&ccedil;&atilde;o. Da mesma forma, o site j&aacute; recebeu, em apenas 1,5 semana mais de 250 fotos de pessoas que entraram no esp&iacute;rito da brincadeira e quiseram dividir seus pr&oacute;prios micos.</p> </div> <div align="justify"> <p>Especificamente no caso do YMCA, a dan&ccedil;inha &eacute; tratada, de forma irreverente, como algo fora de moda e n&atilde;o faz nenhuma men&ccedil;&atilde;o ao homossexualismo. &Eacute; uma coreografia antiga, engra&ccedil;ada e ultrapassada. Da&iacute; o olhar de estranhamento dos amigos para o mico do menino ao fazer a dancinha no carro.</p> <p>Respeito, compartilhamento e inclus&atilde;o foram e sempre ser&atilde;o valores indispens&aacute;veis para a PepsiCo.</p> </div> <div align="justify"> <p>Agradecemos o interesse e, para obter outras informa&ccedil;&otilde;es e conhecer a nossa linha de produtos acesse o nosso site www.pepsico.com.br ou fale conosco atrav&eacute;s do e-mail sac@pepsico.com.br</p> <p>Atenciosamente,</p> </div> <div align="justify">Denise Almeida</div> <div align="justify">Atendimento ao Consumidor PEPSICO</div> <div align="justify">883089</div>
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