Municípios
LINHA BASE 2017/20120
I Fórum Comunitário do Selo Unicef é realizado em Caldeirão Grande do Piauí
Durante esta edição oito atividades principais serão desenvolvidas em prol da criança e do adolescente
Da Redação - 23/08/2018
Foto/ Folha Atua
Prefeito, João Vianney (PT), participou do evento

Com a presença do prefeito João Vianney; da primeira-dama e atual secretária de Assistência Social, Luciana Carvalho; da vice-prefeita Zulene Pereira; da presidente do CMDCA, Eliete Cícera; da articuladora do Selo Unicef no município, Damiana Irene; da Secretária de Educação, Antônia Gonçalves; da coordenadora da Atenção Básica, Everalda Araújo; da vereadora Minininha; do mobilizador do NUCA,  Whidglan; dos adolescentes do NUCA e da sociedade em geral, foi realizado na manhã desta sexta-feira, 17 de agosto, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2017/2020 de Caldeirão Grande do Piauí.

Logo após a composição da mesa de honra e a entoação do Hino Nacional Brasileiro houve uma apresentação cultural coordenada pela Banda de Música Marcial 29 de Abril. Em seguida a articuladora Damiana fez a apresentação da metodologia do Selo Unicef e do diagnóstico com relação as políticas públicas.

A programação seguiu com a fala das autoridades, lanche, e logo após, os Trabalhos em Grupos, onde foram analisados os onze indicadores do relatório de Linha de Base apresentado nesta edição do Selo Unicef 2017/2020. A adolescente do NUCA, Joana Darck, explanou um poema sobre os Direitos Fundamentais do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Durante esta edição oito atividades principais serão desenvolvidas em prol da criança e do adolescente, sendo elas relacionadas ao Esporte para o Desenvolvimento, Alimentação saudável e redução da obesidade, Lei da Aprendizagem, #InternetSemVacilo – Segurança na Internet, #PartiuMudar – Educação para a Cidadania Democrática, Fora da Escola Não Pode – Inclusão Escolar, Saúde sexual e reprodutiva, e ainda, Enfrentamento ao Racismo e à desigualdade de Gênero.

No final, um representante de cada Grupo de Trabalho, apresentou as sugestões relacionadas pela sua equipe, onde foram apresentadas sugestões para se colocar em prática no município com o objetivo de alcançar os indicadores apresentados pelo Selo Unicef.

“A minha mensagem é que possamos fazer uma reflexão como agente público, como servidor, como usuário, como sociedade civil, no sentido de analisarmos o que temos feito para que estes dados estejam diferentes. Eu sozinho não chego a lugar nenhum, mas que todos juntos venceremos. Então que nós todos possamos ver os dados e analisar como podemos melhorar estes dados em favor de nossas crianças e adolescentes. Precisamos analisar o que estamos fazendo sempre olhando o “EU”, refletindo no sentido de que cada um possa fazer sua parte, fazendo com que as políticas públicas cheguem para os que precisam delas”, disse o prefeito.

Já a articuladora, Damiana Irene, lembrou que o município já foi certificado quatro vezes e que agora parte para o penta. Ela atribuiu as conquistas ao trabalho desenvolvido em grupo, com o apoio de todas as secretarias e a sociedade em geral. “Todos nós juntos vamos pensar em estratégias que possam resolver e solucionar naquilo que não está garantindo por completo os direitos das crianças e dos adolescentes, vendo as alternativas que podemos está desenvolvendo com o foco em resultados”, disse.

Já a secretária de Assistência Social, Luciana Carvalho, lembrou que o reconhecimento por parte do Selo Unicef será muito bom, porém ela ressaltou que o mais importante é o envolvimento de toda gestão no sentido de estar promovendo ações em prol da qualidade de vida das crianças e adolescentes do município.

Folha Atual

Facebook
Publicidade