Municípios
SAÚDE
Patos do Piauí realiza etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde
O evento reuniu autoridades municipais, como a secretária de Saúde, Edvânia Pires, a Pretinha, gestores da saúde, profissionais, conselheiros, usuários, representantes de entidades e da sociedade civil
Da Redação - 01/04/2019
Foto/ Cidades na Net
Evento foi marcado por palestras

A Prefeitura de Patos do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou no último sábado (30), a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde. O evento aconteceu no auditório do Centro de Referência à Assistência Social (CRAS).

Este ano, a conferência tem como tema principal “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento reuniu autoridades municipais, como a secretária de Saúde, Edvânia Pires, a Pretinha, gestores da saúde, profissionais, conselheiros, usuários, representantes de entidades e da sociedade civil.

A secretária de Saúde, Edvânia Pires, destacou a importância do momento. “Este é um momento muito importante para o município e seus moradores, por se tratar de um dos espaços de participação e controle social na gestão da política pública de saúde, na qual é identificada a situação de saúde da população, suas necessidades e demandas, apontando para a definição de prioridades e diretrizes” disse.

Ela ainda falou que a saúde vive um momento difícil, mas a gestão está empenhada em busca de fazer o melhor pela população. “Estamos vivendo um momento de muitas dúvidas e pouco recursos financeiros, a EC 95 de 2016, que ficou conhecida como PEC da Morte, onde o financiamento da saúde e educação ficam congelados até 2036, e consequentemente ocorrerá o agravamento gradativo das condições de saúde da população, piorando ainda mais a situação que vive a saúde do país. Mas, a prefeitura e secretaria de saúde estão empenhados em atender as necessidades de saúde dos seus munícipes, mas isso não é uma tarefa fácil e a cada dia se torna um desafio ainda maior e só unindo forças conseguiremos algum avanço” falou.

Após a abertura, o evento contou com uma palestra ministrada pelo enfermeiro José Ronildo, que abordou o tema principal da conferência, que segundo ele, foi escolhido com o intuito de realizar uma nova discussão dos avanços ocorridos desde a oitava conferência nacional de saúde e implantação do SUS.

O enfermeiro levou os presentes a refletirem sobre conceitos de democracia e saúde. “A democracia é onde o povo tem liberdade de expressão, participa da gestão. O conceito básico de democracia é participação. Já a saúde não é só a ausência de doença, mas o bem estar físico, mental e social” disse.

O profissional também apresentou um resumo histórico relacionado a democracia e saúde, abordando sobre leis que regem os quesitos, como a Lei 8080, que trata sobre princípios como universalidade, equidade e hierarquização da saúde.

Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos para discutir os eixos temáticos e elaborar propostas, que logo em seguida, foram apresentadas por cada grupo e aprovadas pelos participantes.

Ao final do evento, foi realizada também a eleição dos delegados para representar o município na conferencia estadual, que será realizada em Teresina, onde todos os municípios apresentarão suas propostas.

Foram eleitos Adaildo dos Reis de Sousa, Carlos Alexandre de Carvalho Costa, Milena Mirelle Veloso e Luisa Umbelina da Costa.

Cidades na Net

Facebook
Publicidade