Municípios
EDUCAÇAO
Prefeitura de Patos do PI lança ‘Busca Ativa Escolar’ para identificar e incluir crianças e adolescentes na escola
O evento aconteceu no auditório do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS
Da Redação - 05/04/2019
Foto/ Cidades na Net

A Prefeitura de Patos do Piauí, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, lançaram nesta sexta-feira, 05, o programa ‘Busca Ativa Escolar- Fora da Escola Não Pode!’, que será desenvolvido no município  para identificar e resolver os casos de exclusão escolar.

O programa faz parte da iniciativa global Fora da Escola Não Pode!, Do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM, e tem o objetivo de apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estão fora da escola ou em risco de evasão.

O evento aconteceu no auditório do Centro de Referência  da Assistência Social – CRAS,  quando o programa foi apresentado para os Agentes Comunitários de Saúde, que atuarão em campo como técnicos verificadores.

Na abertura, a secretária de Educação, Penha Veloso, falou sobre o programa e apresentou o Comitê gestor do mesmo, que desenvolverão o papel de  supervisores institucionais, responsáveis por lançaram os dados no sistema.

A gestora comentou sobre o objetivo da ação. “O busca Ativa é para identificar a criança e adolescente na faixa etária de 04 a 17, que não estudam e incluí-lo na  escola. E após isso, fazer o acompanhamento para que esse aluno não venha a evadir da sala de aula”, disse Penha que informou  que o município detectou 30 crianças que realizaram matrícula em 2017 e não fizeram em 2018.

Por fim, a secretária desejou aos participantes um bom evento e justificou a ausência do prefeito Agenilson Dias e da primeira dama, Edivânia Pires, que não puderam compareceu por motivos superiores.

O programa foi apresentado pelo conferencista, Valmir Gabriel, que discorreu sobre diversos pontos.  Com destaque  para exclusão escolar  por idade em Patos do Piauí, onde segundo dados do IBGE,  tem 133 crianças fora da escola, sendo  85,4% na zona rural e 14, 6% na zona urbana.  Ele explanou ainda sobre as etapas do programa:   identificar,  conhecer,  solucionar  e acompanhar.

Cada agente de saúde recebeu um formulário, como  meta de realizar o cadastro de cinco crianças  ou adolescentes que estejam fora da escola.

Cidades na Net

Facebook
Publicidade