Municípios
PREVENÇÃO
Saúde de Alagoinha do Piauí promove ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti
A iniciativa partiu da gestão do prefeito Jorismar Rocha por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da secretária Amélia Sá
Da Redação - 19/06/2019
Foto/ Reprodução Cidades na Net
Inspeção de cisterna

Durante três dias, membros da Coordenação Estadual da Vigilância Ambiental e Epidemiológica estiveram em Alagoinha do Piauí juntamente com a Supervisão Municipal de Endemias trabalhando na inspeção a procura de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya

A iniciativa partiu da gestão do prefeito Jorismar Rocha por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da secretária Amélia Sá com objetivo de alertar a população alagoinhense para que possa trabalhar em conjunto afim de evitar contaminação da dengue. No período de inspeção houve visitas a lugares abertos, assim como em residências, no intuito de repassar orientações sobre riscos, cuidados e formas de prevenção contra a doença.

De acordo com a secretária de Saúde, Amélia Sá, devido a suspeita de casos de dengue a gestão municipal teve a preocupação e solicitou da Secretaria de Estado da Saúde – SESAPI apoio no combate ao Aedes Aegypti.

“O município ficou imensamente preocupado com a situação dos casos suspeitos de dengue e com as notificações aumentando, o nosso prefeito Jorismar entrou em contato com o secretario estadual de Saúde, Florentino Neto, solicitando apoio do Estado. Devido a questão preocupante para toda a população, o poder publico vem tentando minimizar a situação, mas o trabalho de controle do vetor e erradicação das larvas do Aedes Aegypti que é o mosquito transmissor da dengue e das demais, ainda tem como foco principal a sensibilização de toda a comunidade para não deixar que o mosquito se prolifere”, explicou Amélia.

A ação reuniu o coordenador estadual de Vigilância Epidemiológica, Dr. Francisco com a secretária de Saúde do município Maria Amélia Sá, a coordenadora da Atenção Básica e enfermeira Francidaves Sá, o técnico em Informática Deoclédio Paulo, o supervisor municipal de Endemias João Batista, com agentes de endemias e agentes comunitários de saúde.

(Foto/ Reprodução Cidades na Net/ Campanha de combate a dengue em Alagoinha do Piauí)

“Neste período discutimos sobre a real situação da dengue, zika e chikungunya. Visitamos diversos lugares como quarteirões e residências  de pacientes acometidos pela dengue. No ensejo conversamos com todos durante reunião na tarde desta quarta-feira (12) onde repassamos orientações e recomendações cabíveis. Em virtudes dos casos notificados pelo SINAM e análise atualizada de indicadores epidemiológicos fizemos o bloqueio de transmissão em todos os  quarteirões onde residem os pacientes doentes”, ressaltou a enfermeira Francidades Sá.

Francidaves faz o apelo à população para que se envolva e contribua com cuidados e nas formas de prevenção da doença.

“Necessitamos que toda a população se engaje nessa luta contra o mosquito da zika, dengue e chikungunya para assim combatermos de vez as doenças e evitar que as pessoas sofram com contaminações”, solicitou a coordenadora da Atenção Básica.

Para o Dr, Francisco, coordenador da vigilância epidemiológica da SESAPI de Teresina, o trabalho de combate teve resultados positivos porque foi o momento de conhecer a realidade e repassar orientações aos agentes de saúde, agentes de endemias e conscientizar a população.

“Nesse trabalho tivemos a oportunidade de disseminar a respeito da situação e esclarecer para os agentes de endemias, agentes de saúde e o povo sobre como continuar com o trabalho para combater e bloquear a transmissão da dengue para a população de Alagoinha do Piauí. Desde já agradecemos a todos pelo apoio durante o período que tivemos em ação no município”, concluiu o coordenador.

A FUNASA da cidade de Picos, através do técnico Ivanildo, liberou 10 litros de Malathion, inseticida a ser utilizado para fazer bloqueio de focos do mosquito nos bairros mais afetados.

Cidades na Net

Facebook
Publicidade