Saúde
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Secretaria de Saúde de Picos lança programa que visa reduzir a obesidade infantil na rede municipal de Educação
O “Crescer Saudável” foi lançado em Picos nesta sexta-feira (05)
João Paulo - 05/07/2019
Foto/ Portal O Povo
Mais de três mil crianças serão beneficiadas

O prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) e o Secretário Municipal de Saúde, bioquímico, Júnior Santos, lançaram na manhã de hoje (05) o Programa Crescer Saudável. O objetivo é reduzir os índices de obesidade infantil nos colégios da rede municipal de Educação. O lançamento aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Centro da cidade.

O secretário de Saúde, Dr. Júnior Santos, disse que o Programa Crescer Saudável será implantado em 60 escolas municipais. O gestor salientou que a iniciativa beneficiará mais de três mil alunos. O programa tem como público alvo crianças menores de dez anos.

“É uma coisa muito boa porque a criança vai ter toda uma educação quanto a uma alimentação saudável com todo um acompanhamento da Secretaria de Saúde. Vamos orientar para que elas criem bons hábitos alimentares que é o que prima esse Programa.  Com isso teremos uma sociedade mais saudável e com uma longevidade maior”, pontuou o secretário de Saúde, acrescentando que uma alimentação saudável é importante até mesmo para prevenir doenças.

(Foto/ Portal O Povo/ Secretário de Saúde disse que programa atenderá mais de 3 mil crianças)

O prefeito Padre Walmir lembrou que a obesidade em geral tem provocado na a população outras doenças como hipertensão e diabetes. Ele avaliou ainda que todos esses males tem sido provocado justamente pela má alimentação.  O prefeito destacou a importância do Programa Crescer Saudável.

“Sabemos que para educar depois de adulto é mais difícil então é mais fácil se trabalhar a criança. E esse Programa com certeza vai atingir isso e a intenção não é que seja algo imediato, mas a longo prazo onde se educará hoje para que amanhã se tenha os resultados. E o secretário Dr. Júnior está de parabéns por ter buscado esse projeto e isso para Picos já percebendo casos de doenças provocadas por má alimentação e com isso estamos pensando no futuro”, colocou o prefeito.

(Foto/ Portal O Povo/ Prefeito lembrou que obesidade gera outras doenças)

Segundo a coordenadora do Programa Saúde na Escola da SMS de Picos, Iane Borges, o índice de obesidade infantil aumentou na rede municipal de Educação, seguindo uma tendência nacional. Ela frisou que daí a importância de se implantar o Programa Crescer Saudável. Iana Borges frisou que a equipe do PSE realizará avaliações com as crianças onde serão aferidos o peso e o índice de massa corpórea (IMC), para saber se a mesma está desnutrida ou com obesidade.

“Nosso trabalho é justamente ir atrás dessas crianças que a gente identifique que esteja com sobrepeso ou obesidade e a partir daí a gente entrar com intervenções com as equipes de saúde para a redução da obesidade. E também levar informações para que possamos conscientizar as crianças e as famílias para que no futuro seja um adulto saudável. É um programa preventivo de promoção de saúde e prevenção doenças”, concluiu.

Facebook
Publicidade