Geral
EDUCAÇÃO
Piauí reduz índices do analfabetismo
Taxa de analfabetismo recuou de 30,5% para 23,4% nos últimos cinco anos
Ascom - 21/09/2008

<div align="justify">Na tarde desta quarta-feira, 18, durante a abertura do Encontro de Forma&ccedil;&atilde;o do Programa Mais Educa&ccedil;&atilde;o, realizado pela Secretaria de Educa&ccedil;&atilde;o e Cultura, por meio da Superintend&ecirc;ncia de Ensino, o secret&aacute;rio de Educa&ccedil;&atilde;o professor Ant&ocirc;nio Jos&eacute; Medeiros, falou sobre os &iacute;ndices do Analfabetismo no Piau&iacute;, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia de Estat&iacute;stica (IBGE).</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">A Pesquisa Nacional por Amostragem de Domic&iacute;lios 2007 investigou cerca de 400 mil pessoas em quase 148 mil domic&iacute;lios por todo o pa&iacute;s a respeito de sete temas: dados gerais da popula&ccedil;&atilde;o, migra&ccedil;&atilde;o, educa&ccedil;&atilde;o, trabalho, fam&iacute;lia, domic&iacute;lios e rendimentos.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">No Piau&iacute;, a taxa de analfabetismo recuou de 30,5% para 23,4% nos &uacute;ltimos cinco anos. &quot;No grupo et&aacute;rio de 15 anos ou mais de idade, a redu&ccedil;&atilde;o foi de 3,81%, isto significa 524 mil piauienses analfabetos, 25, 78% da popula&ccedil;&atilde;o nessa faixa et&aacute;ria, contra&nbsp;&nbsp;29,59% em 2002&quot;, informou o secret&aacute;rio.&nbsp; &quot;Destes 524 mil analfabetos, 164 mil s&atilde;o maiores de 60 anos. Uma outra observa&ccedil;&atilde;o &eacute; que das 560 mil pessoas que tem entre 4 a 8 anos de estudo, n&atilde;o terminaram o ensino fundamental. Estamos avan&ccedil;ando, mas ainda h&aacute; muito para&nbsp;fazer&quot;, alertou&nbsp;Ant&ocirc;nio Jos&eacute;.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">O secret&aacute;rio aposta em dois programas para melhorar ainda mais os &iacute;ndices da educa&ccedil;&atilde;o no estado: o Mais Educa&ccedil;&atilde;o e o Qualiescola, que tem com finalidade refor&ccedil;ar a compet&ecirc;ncia e a autonomia da escola para a promo&ccedil;&atilde;o e acompanhamento da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem. &quot;Isto sim, &eacute; uma pol&iacute;tica de qualidade&quot;, frisa o secret&aacute;rio.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">O Programa Mais Educa&ccedil;&atilde;o existe com o apoio dos Minist&eacute;rios da Educa&ccedil;&atilde;o, Esporte, Cultura e Desenvolvimento Social e consiste em a&ccedil;&otilde;es educativas, art&iacute;sticas, culturais, esportivas e de lazer, com o objetivo de articular a&ccedil;&otilde;es, projetos e programas do Governo Federal em torno da escola para a forma&ccedil;&atilde;o integral dos alunos.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">O Coordenador de A&ccedil;&otilde;es Educacionais Complementares da Secretaria de Educa&ccedil;&atilde;o Continuada, Alfabetiza&ccedil;&atilde;o e Diversidade do MEC, Leandro Fialho, disse que o papel da Secad &eacute; contribuir para a redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades educacionais por meio da participa&ccedil;&atilde;o de todos os cidad&atilde;os, em pol&iacute;ticas p&uacute;blicas que assegurem a amplia&ccedil;&atilde;o do acesso &agrave; educa&ccedil;&atilde;o e o apoio a projetos pol&iacute;tico-pedag&oacute;gicos voltados para os seguimentos da popula&ccedil;&atilde;o v&iacute;tima de discrimina&ccedil;&atilde;o e de viol&ecirc;ncia.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&ldquo;Um dos nossos desafios tem sido a incorpora&ccedil;&atilde;o da educa&ccedil;&atilde;o integral na perspectiva da amplia&ccedil;&atilde;o do tempo, dos territ&oacute;rios e das oportunidades educacionais nas escolas para garantir e qualificar a aprendizagem dos alunos. Neste sentido, as atividades para al&eacute;m das quaro horas di&aacute;rias, devem dialogar com o projeto pedag&oacute;gico das escolas e atender aos m&uacute;ltiplos aspectos da educa&ccedil;&atilde;o integral&quot;, reafirmou Leandro.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">Participaram do encontro, a Superintendente de Ensino da Seduc, Maria Xavier,as consultoras da Secad, Lucenir Pinheiro e Let&iacute;cia Nogueira, a Chefe de Gabinete da Semec, Ariel Mesquita, a Coordenadora do Programa Mais Educa&ccedil;&atilde;o no Estado, Reijane Freitas, a coordenadora do Programa no Munic&iacute;pio, Maria Eliane Santos e a Gerente de Assist&ecirc;ncia ao Educando, Madalena Leal ,al&eacute;m de educadores da rede municipal e estadual de ensino, que respondem pelas escolas inseridas no Programa Mais Educa&ccedil;&atilde;o do Piau&iacute;.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">O evento seguiu at&eacute; s&aacute;bado, 20, no audit&oacute;rio do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piau&iacute;, com apresenta&ccedil;&otilde;es de v&iacute;deos, debates e trocas de informa&ccedil;&otilde;es.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div>
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