Municípios
NOTÍCIA FALSA
Homem produz e compartilha Fake News de que rompimento de barragem inundaria cidade e assusta a população de Dom Expedito Lopes
Responsável pela disseminação na informação falsa ainda usou o nome da Câmara de Vereadores para tentar dar credibilidade a mentira
Da Redação - 30/03/2020
Foto/ Reprodução Vídeo WhatsApp
Notícia falsa espalhada pelo nmorador do município causou pânico na populção

Um boato produzido e disseminado nas redes sociais por um morador de Dom Expedito Lopes causou pânico neste domingo (29), no município de quase 10 mil habitantes.

Aproveitando uma notícia verdadeira divulgada um dia antes, a respeito de uma vistoria realizada em uma barragem na Localidade Baixa Grande onde parte da parede se rompeu devido às últimas chuvas, o homem criou uma Fake News que apavorou principalmente a população mais idosa.

Em um vídeo de 01min50seg o homem, identificado como Francisco Antônio Rodrigues que é mais conhecido como “Chico Antônio” e que teria 59 anos, afirma falsamente que uma Comissão da Câmara de Vereadores de Dom Expedito Lopes, formada por engenheiros, havia informado que a barragem da Emergência iria estourar a qualquer momento e inundar completamente toda a cidade.

“A cidade de Dom Expedito só vai ficar com a torre da igreja do lado de fora. [A água] Vai descer pela Velha Bastiana, vai atingir o Retiro [Paquetá do Piauí], Santa Cruz [do Piauí] e a cidade de Oeiras. ‘Está sendo convocado’ os Corpos de Bombeiro de toda a Microrregião para o atendimento a população de Dom Expedito Lopes”, mente o homem no vídeo amplamente compartilhado.

O autor da notícia falsa continua o vídeo dizendo que a barragem em questão foi construída há mais de 40 anos na gestão do ex-prefeito “Zeca de Martins”, o que é verdade, mas em seguida volta a mentir dizendo que a construção do reservatório naquela época custou uma quantia que chega a bilhões de reais.

“Então devido a esse risco, nas informações dadas pelos gestores da Câmara Municipal, todos formados em Engenharia Civil, a cidade de Dom Expedito Lopes será toda removida para a Serra do Baliza. É o único local onde a água não vai atingir. Segundo as informações do vice-prefeito, Écio, o presidente da Câmara [De] Assis, do vereador Kyldare e de Nilza, todos tem que se ausentar de Dom Expedito Lopes mais rápido possível. A qualquer momento a sirene vai tocar e o risco é muito grande. Vai ser uma tragédia maior que a Barragem de Brumadinho. Todos tenham muito cuidado. Eu mesmo já estou indo para Serra do Baliza com a minha família”, inventa o autor do vídeo identificado como “Chico Antônio”.

(Foto/ Reprodução/ Parte de parede rompeu após obra da administração, mas não levou perigo a população)

Em contato com os citados no vídeo, o vice-prefeito, Écio Flávio (PDT), o presidente da Mesa Diretoria da Câmara de Vereadores, Francisco De Assis Marcolino Dantas, o De Assis (Progressista) e os vereadores Kyldare Gonçalves (REDE) e Nilza Maroto (PV), eles relataram que a notícia falsa disseminada levou pânico tanto aos moradores de Dom Expedito Lopes quanto aos filhos da terra que moram em outros Estados, bem como a pessoas que residem em Santa Cruz do Piauí e até em Oeiras.

Écio Flávio, De Assis, Kyldare Gonçalves e Nilza Maroto avaliaram que a brincadeira de muito mau gosto além de assustar, causou pânico e prejuízo entre a população expeditense.

“Ele ainda usou o caso de Brumadinho que ceifou muitas vidas e ele usou isso numa brincadeira de mau gosto”, lamentaram os membros da Comissão.

Os mesmos atribuíram a produção e o compartilhamento dessa Fake News principalmente a questões políticas, tendo em vista que na última sexta-feira a Comissão foi averiguar uma denúncia da população de que parte da parede da Barragem da Baixa Grande havia se rompido após uma obra de elevação da parede realizada pelo prefeito, Valmir Barbosa (PDT).

Durante a vistoria a Comissão constatou que a obra, realizada com o intuito de amentar a capacidade de acúmulo de água durante o período chuvoso, foi feita de maneira inadequada, haja vista que ao invés de elevar a parede com a utilização de concreto, ferro e pedras, como foi edificada pelo ex-prefeito, “Zeca de Martins”, a Prefeitura de Dom Expedito Lopes na administração de Valmir Barbosa, apenas colocou um material formado por piçarra e terra por cima da parede já existente, no que se chama de sistema de método montante, semelhante ao que causou a tragédia em Brumadinho, no Estado de Minas Gerais, onde mais de 250 pessoas morreram depois do rompimento de uma barragem de rejeitos da Vale, em 2019.

(Foto/ Reprodução/ Comissão vistoriou o reservatório, mas em momento algum falou sobre inundação)

Após comprovarem a veracidade das denúncias, Écio Flávio, De Assis, Kyldary Gonçalves e Nilza Maroto, decidiram fiscalizar a situação de outra barragem, também na Localidade Baixa Grande, construída no pelo ex-prefeito, Bené Dantas, em seu segundo mandato, que embora seja pública, hoje está de “posse” de Joaquim Barbosa, que é mais conhecido como Joaquim Tomás, que inclusive é irmão da primeira-dama de Dom Expedito Lopes, Valdivia Barbosa de Moura, que simplesmente passou uma cerca de arame farpado como se fosse único proprietário do reservatório pertencente ao Município.

Naquela ocasião a fiscalização também foi estendida a uma piçarreira, de propriedade de Joaquim Tomás, que já venceu licitações da Prefeitura de Dom Expedito Lopes onde os valores somados ultrapassam a quantia de R$ 120.000,00 reais anuais (cento e vinte mil reais), e de onde são retiradas centenas de carradas de piçarra para serem utilizadas em serviços do município expeditense, oportunidade que os membros da Comissão, formada por representantes da população, foram ameaçados e xingados pelo cunhado o prefeito. 

Diante dessa notícia falsa disseminada no domingo, com associação de seus nomes, Écio Flávio, De Assis, Kyldary Gonçalves e Nilza Maroto, informaram que irão buscar as medidas judiciais cabíveis, além de pedir a retratação pública ao autor do vídeo que provocou apreensão, pânico e medo na população de Dom Expedito Lopes.

Fake News

Conforme o Artigo 138 do Código Penal, caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 2 (anos), e multa. § 1º: Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.

Vale lembrar ainda que em dezembro do ano passado o presidente da República, Jair Bolsonaro, promulgou a Lei 13.834/2019 que tipifica o crime de denunciação caluniosa com finalidade eleitoral. A regra pune com dois a oito anos de prisão quem divulgar notícias falsas contra candidatos em eleição.

Outro lado

Nossa reportagem não conseguiu localizar Francisco Antônio Rodrigues que é mais conhecido como “Chico Antônio”, para que ele comentasse o porquê de da produção e disseminação desse vídeo que provocou pânico na população de Dom Expedito Lopes.

Confira o vídeo compartilhado:

Facebook
Publicidade