Geral
TRANSTORNO
Moradores do Bairro Passagem das Pedras sofrem com a constante falta d’água
População tem que ficar acordada até tarde da noite a espera para encher baldes e tambores com a água que será usada no dia seguinte
Da Redação - 08/10/2022
Foto/ Portal O Povo
Moradores são unânimes em dizer que a perfuração de um poço, assim como nos bairro Belo Sul e Nossa Senhora Aparecida, que é mais conhecido como Cidade de Deus, resolveria a situação de uma vez

De muitos e incontáveis transtornos. Assim tem sido a vida de diversas famílias do Bairro Passagem das Pedras, na Região Central da cidade de Picos.

O motivo: a recorrente falta d’água que se intensificou há pouco mais de um mês quando o líquido precioso simplesmente deixou de chegar a casa dos moradores durante o dia, em pleno B-R-Ó-BRÓ o período mais quente do ano.

Com isso, já virou rotina para a população do Bairro Passagem das Pedras ter de ficar acordada até tarde da noite a espera para encher baldes e tambores com a água que será usada no dia seguinte.

“Olha aí gente, há mais de um mês nessa situação quando a gente acorda pela manhã e vai tomar um banho não tem água no chuveiro, a gente liga o chuveiro e não sai uma gota d’água, todo dia aqui no Bairro Passagem das Pedras não tem água nem para beber só vem chegar tarde da noite, todo dia é esse dilema, enche os baldes durante a noite para poder cozinhar, tomar banho”, lamentou o jornalista e cantor, Robério Costa, em vídeo compartilhado em um Grupo do Whats App formado por moradores do Bairro.

Diante da situação insustentável os moradores do Bairro Passagem das Pedras cogitam fazer um Abaixo-assinado direcionado a Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S.A), para que a mesma resolva o problema da falta d’água.

No Grupo do Whats App os moradores também são unânimes em dizer que a perfuração de um poço, assim como nos bairros Belo Sul e Nossa Senhora Aparecida, que é mais conhecido como Cidade de Deus, resolveria a situação de uma vez.

Outros Bairros estão na mesma situação

Nossa reportagem apurou que, assim como Bairro Passagem das Pedras, moradores de outras partes da cidade de Picos vivem essa mesma situação de ter de aguardar a água chegar tarde da noite para estocar o líquido que será usado no outro dia.

Esse problema da falta d’água tem acontecido com baste frequência em parte do Centro de Picos, e nas partes altas dos Bairros Bomba, Canto da Várzea, São José, Ipueiras e Morro da Macambira.

O que diz a Agespisa?

O Gerente da Agespisa em Picos, Francisco das Chagas, em entrevista a TV Picos, disse que essa falta d’água em Picos costuma ocorrer principalmente nos meses de setembro a dezembro, contudo ele frisou que pesava que com a perfuração de três novos poços, no ano passado, o problema fosse sanado agora em 2022.

“Eu particularmente imaginava que esse ano seria um ano bem mais tranquilo no que diz respeito ao abastecimento de água aqui em Picos, mas infelizmente não foi. Quando percebemos isso eu fiz um apelo a Diretoria da Agespisa e como não tem água só tem uma forma é tendo mais água e isso só se tem cavando mais poços. Então nós já cavamos dois poços a mais, inclusive um aqui no muro da Agespisa, que já está cavado e estamos só aguardando a ligação da energia pela Equatorial para a gente equipar e cavamos outro no morro da Macambira e eu acredito que até o final da próxima semana nós estaremos equipando esses dois novos poços”, explicou.

Francisco das Chagas frisou que outros motivos para a falta d’agua em alguns bairros da cidade são o aumento do consumo nessa época mais quente do ano, além da grande quantidade de desvio, os chamados “gatos”.

Facebook
Publicidade