Geral
IGUALDADE
Centro de Referência Raimundo Pereira oferece atendimento multidisciplinar à comunidade LGBTQIAPN+ do Piauí
O espaço é o ponto focal de ações de promoção da cidadania a essa população
Da Redação - 28/06/2023
Foto/ Ccom

Centro de Referência para Promoção da Cidadania LGBTQIAPN+ “Raimundo Pereira”, órgão da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), mostra que esta parcela da população merece atenção todos os dias. O equipamento público realiza até 30 atendimentos por mês, uma média de um atendimento por dia, com ações que envolvem a garantia do direito ao nome social e a união estável entre pessoas da sigla, por exemplo.

O centro, que existe há 17 anos, atualmente está instalado no Centro Administrativo, no primeiro andar, mesmo pavimento da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seadprev), mas deve mudar para uma sede fixa em breve. O espaço busca realizar encaminhamentos de demandas de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e demais integrantes da sigla que foram vítimas de violações de direitos humanos.

Além disso, existe um compromisso do corpo técnico do centro de referência com a promoção de ações afirmativas de cidadania, potencialização e articulação de políticas públicas e ações de enfrentamento à discriminação em razão de orientação sexual e identidade de gênero. “É o ponto focal de acolhimento para a nossa população”, define Joseane Borges, diretora de Promoção da Cidadania LGBTQIAPN+ do Governo do Piauí.

Brenda Felix, coordenadora do Centro de Referência “Raimundo Pereira”, explica a importância da existência do espaço, que atende Teresina e vários municípios do Piauí. “A sociedade precisa para o atendimento, acompanhamento de denúncias e garantia de direitos. Também fazemos atendimento psicossocial, além de assessoria jurídica e equipe multidisciplinar com assistente social. Fazemos atendimento individual e grupos de convivência”, explica a gestora.

Vitor Kozlowski, gerente de Enfrentamento à LGBTQIAPN+Fobia da Diretoria de Promoção da Cidadania LGBTQIA da Superintendência de Direitos Humanos da Sasc, explica que a ratificação de nome civil de pessoas trans é um dos serviços oferecidos, com uma forte parceria com a Defensoria Pública do Piauí. “É de extrema importância para a política pública voltada para o segmento. Potencializa ações e projetos, com a realização de ações que envolvem o atendimento de vítimas de violência e familiares”, acrescenta o gestor.

Quem foi Raimundo Pereira?

Raimundo Pereira, nascido em José de Freitas, no dia 4 de outubro de 1960, personalidade que dá nome ao Centro de Referência mantido pela Sasc, foi um cantor lírico, barítono, estudante da Escola Técnica Federal em Teresina na década de oitenta.

Ele foi ativista no Grupo Gay Atobá, na década de 90, uma das maiores referências da luta homossexual carioca. Falecido no dia 7 de outubro de 2006, Raimundo Pereira é considerado uma das maiores referências da militância LGBTQIAPN+.

Ccom

Facebook
Publicidade