Municípios
PARTICIPAÇÃO
Admaelton Bezerra representa a APPM em Mobilização Municipalista em Brasília
Evento teve o objetivo de apresentar os dados da crise financeira vida pelos municípios, além de buscar avanços
Da Redação - 05/10/2023
Foto/ Reprodução

Com o slogan "Municípios em crise, população desassistida", a Confederação Nacional de Municípios (CNM) realiza, ate está quinta-feira (05), uma Mobilização Municipalista que tem como objetivo apresentar os dados da crise financeira e buscar avanços.

O prefeito de São José do Piauí e vice-presidente da APPM, Admaelton Bezerra, representa a entidade municipalista no movimento, que acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a partir das 9h

A expectativa da CNM é que aconteça um grande debate com parlamentares durante uma sessão do Congresso Nacional. Na oportunidade, os gestores municipais presentes poderão cobrar de seus deputados e senadores que aprovem medidas que venham a amenizar a situação de crise.

Mobilização Municipalista acontece entre os dias 03, 04 e 05 de Outubro e tem como objetivo levar até Brasília as dificuldades e desafios enfrentados nas gestões municipais, como prioridade foram discutidas a PEC 25/2022 que aumenta o FPM em até 1,5% em março de 2024, a PEC 40/2023 que fará um adicional de 24 meses no FPM e a PLP 136/2023 que compensa o ICMS para recompor o FPM.

“Tivemos vários momentos, dentre eles destaco a abertura no Centro de Convenções, uma audiência com a CGU-Controladoria Geral da União, depois nos reunimos no Salão Verde para seguir em caminhada até o Tribunal de Contas da União, onde lá tratamos de vários assuntos de interesse de toda população piauiense”, destacou o prefeito.

“As perdas ocorridas de julho a setembro no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), serão recompostas pela União. Atendendo a um dos pleitos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e dos mais de três mil gestores locais que se mobilizaram em Brasília por soluções para a crise financeira vivida nas cidades, o Senado aprovou, na noite desta quarta-feira, 4 de outubro, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 136/2023. Agora, o texto vai à sanção, completou Admelton Bezerra.

 

Facebook
Publicidade