Municípios
FORMAÇÃO DE CONSÓRCIO
Municípios do Vale do Guaribas debatem a adequação a Política Nacional de Resíduos Sólidos
Durante a reunião o representante da empresa Santa Inês Núcleo de Valorização dos Resíduos, Artur Carvalho, apresentou um projeto para o tratamento dos resíduos sólidos dos municípios
Da Redação - 19/12/2023
Foto/ Portal O Povo
Toninho de Caridade garantiu que neste momento os prefeitos têm uma ânsia em poder resolver o problema

A Associação Piauiense dos Municípios (APPM), realizou nesta terça-feira (19), uma reunião na cidade de Picos para discutir a manutenção dos lixões municipais e a adequação a Política Nacional de Resíduos Solos (PNRS).

O evento, realizado no Auditório do Picos Hotel, contou com a presença do presidente da APPM, Toninho de Caridade (PSD), e prefeitos e secretários municipais de municípios do Vale do Rio Guaribas.

Entre os presentes estavam os prefeitos de São José Admelton Bezerra (MDB), de Santa Cruz do Piauí, Barroso Neto (PT), de São João da Canabrava, Elson Silva (MDB), de Geminiano, Erculano Carvalho (Progressistas), de Sussuapara, Dr. Naerton Moura (Progressistas), o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Aroeiras do Itaim, João Batista Lima dos Santos, além de outros.

De acordo com o Toninho de Caridade, a reunião teve o objetivo de debater a questão dos lixões desses municípios do Vale do Guaribas e autorizar um estudo de viabilidade para que os municípios possam cumprir o marco regulatório.  

“Os municípios estão buscando esse entendimento para que a gente possa se unir diminuindo custos e ao mesmo tempo atendendo ao marco legal dos lixões”, explicou.

O presidente da Associação Piauiense dos Municípios frisou que existe um entendimento entre os gestores municipais para que cada território piauiense tenha um único para cuidar dos resíduos sólidos produzidos pelos seus municípios.

“Há um estudo que mostra que até 90 quilômetros de distância é viável tanto o município poder pagar ou poder levar até essa área de transbordo para que possa fazer sua destinação final e o estado do Piauí é muito extenso, vivemos realidades diferentes em cada território, então temos que nos unir dentro de cada território para que a gente possa cumprir o marco regulatório dos lixões respeitando o meio ambiente e também dando dignidade as pessoas de cada Região cumprindo esse marco importante”, pontuou.

Toninho de Caridade garantiu que neste momento os prefeitos têm uma ânsia em poder resolver o problema e na avaliação do mesmo a união dos municípios em cada território é a única maneira para que isso ocorra, tendo em vista os altos custos para a manutenção de um lixão de forma individual.

“De forma individual é impossível porque a próprias políticas públicas que foram implantadas no passado elas demonstraram que foram erradas onde os gestores do passado foram orientados a fazer um aterro sanitário próprio e hoje o próprio Ministério Público e os órgãos de controle verificaram que não é possível fazer dessa forma devido ao custo e essa união é justamente para reduzir os custos”, completou.

Durante a reunião o representante da empresa Santa Inês Núcleo de Valorização dos Resíduos, Artur Carvalho, apresentou um projeto para o tratamento dos resíduos sólidos dos municípios do Vale do Guaribas, onde a mesma está em processo de instalação no município de Francisco Santos, em uma área total de 100 hectares.

Na oportunidade ele informou ainda que no dia 02 de fevereiro de 2024 uma Audiência Pública será realizada, no Auditório do Centro de Convivência da Secretaria de Assistência Social, a partir das 18h00min, onde o tema será novamente debatido entre os prefeitos da Região.

Facebook
Publicidade