A Polícia Militar do Piauí (PMPI) já tem um plano estratégico de segurança para as eleições municipais deste ano, que ocorrerão no dia 6 de outubro. Mais de 6.500 policiais militares serão mobilizados para atuar no policiamento que cobrirá os 3.560 locais de votação distribuídos por todo o estado.
O comandante-geral da PM, coronel Scheiwann Lopes, destacou que, além da tropa da Polícia Militar, o pleito contará com o apoio de outras Forças de Segurança Pública do Estado. Ele enfatizou ainda que o plano de segurança foi elaborado com bastante antecedência.
"A PM já tem seu plano traçado para as eleições de 2024. Esse planejamento, inclusive, já foi encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), responsável por coordenar todo o processo eleitoral no Piauí. Teremos mais de 6.500 homens e mulheres empregados em todo o estado, cobrindo os 224 municípios, onde há mais de 3.560 locais de votação, com cerca de 11 mil seções eleitorais e um eleitorado de mais de 2.660.000 votantes. É um processo grande e complexo, que exige a atenção das forças de segurança, especialmente da Polícia Militar. Contaremos também com o apoio da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Guardas Municipais, que nos ajudarão a atender toda a demanda que o processo eleitoral impõe", explicou Scheiwann Lopes.
Segundo o comandante-geral, algumas cidades do estado solicitam um reforço a mais neste período. No entanto, essa solicitação é feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
"A Polícia Militar já está preparada e aguardando apenas a data de execução do pleito. Esperamos também a colaboração de todos os piauienses para que tenhamos um processo eleitoral tranquilo", concluiu o comandante da PM.
Ccom