Depois de 27 anos, foi inaugurado na noite desta quarta-feira (11), na cidade de Picos, o Ginásio Poliesportivo Severo Maria Eulálio Filho, que fica localizado no Bairro Junco.
A inauguração teve as participações do Governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles (PT), o presidente da Mesa Diretora da ALEPI (Assembleia Legislativa do Estado do Piauí), Severo Eulálio (PT), do prefeito, Dr. Pablo Santos (MDB), da secretária de Estado do Esporte do Piauí, Josiene Campelo.
Autor do Projeto de Lei, aprovado pela ALEPI, que deu o nome do seu tio, Severo Filho, falecido em julho de 2023, ao Ginásio Poliesportivo, o presidente da Assembleia destacou que a homenagem foi justa.
“Severo Maria Eulálio Filho engenheiro, advogado, servidor público que contribuiu com o Estado do Piauí em diversas oportunidades, teve na AGESPISA, no DER, na FUNASA, sempre trabalhando pelo Estado do Piauí e também pela nossa cidade de Picos, então é uma homenagem mais que justa, merecida por tudo que ele fez pelo nosso Estado”, pontuou Severo Eulálio.
O presidente da Assembleia Legislativa também lembrou que essa obra era bastante sonhada pela população do município picoense, haja vista que foi iniciada em 1997 quando Mão Santa era Governador do Estado e Zé Néri prefeito de Picos.
“E hoje graças ao empenho do Governador, Rafael, onde nós estivemos juntos, pedindo, cobrando, clamando e a nossa secretária, Josiene, e hoje estamos entregando essa grande obra para a cidade de Picos que é uma cidade que gosta do esporte e não poderia não contar com um Ginásio desse porte, dessa magnitude, Ginásio que não servirá apenas para Picos, servirá para toda a Região com uma quadra que vai abraçar todos os esportes, futsal, basquete, vôlei, handball, com vestiário, com arquibancada, espaço para imprensa, espaço para tribuna de honra, enfim, uma obra completa que vai atender a nossa Região”, comemorou o parlamentar.
Filho do homenageado, o Diretor Geral IDEPI (Instituto de Desenvolvimento do Piauí), o engenheiro civil, Felipe Eulálio, disse ficou bastante emocionado com homenagem, haja vista que essa obra é muito importante para Picos.
“Meu pai contribuiu muito para as obras do Estado do Piauí e essa obra ícone da cidade de Picos e essa obra recebe o nome dele o que deixa a família muito feliz com essa linda homenagem com esse reconhecimento ao nome do meu pai, ao nome do meu pai que tanto fez e contribuiu pela nossa cidade de Picos e o Estado do Piauí como um todo”, agradeceu Felipe Eulálio.
Para marcar a inauguração do Ginásio Poliesportivo Severo Maria Eulálio Filho foi realizado um jogo com as presenças de ex-jogadores como Túlio Maravilha, Marcelinho Carioca, Amaral, Júnior Penta, Zé Roberto e Manoel Tobias.
A partida entre os Amigos de Rafael Fonteles e os Amigos de Dr. Pablo Santos terminou empatada em 10 a 10 para a alegria da multidão que lotou o Ginásio.
Executado pela Secretaria dos Esportes (Secepi), o Ginásio Severo Eulálio Filho foi orçado em R$ 6.902.912,42 (seis milhões novecentos e dois mil novecentos e doze reais e quarenta e dois centavos).
O Ginásio Poliesportivo conta com espaço coberto, arquibancadas, sistema de iluminação, bilheteria, área administrativa, vestiários, banheiros, lanchonete, camarim, sala para árbitros, almoxarifado, estacionamento e itens que garantam a acessibilidade.