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Empresa estuda o perfil dos blogueiros
Segundo pesquisa realizada pelo Technorati quase metade dos blogueiros possui um diploma de pós-graduação, e a maioria tem renda familiar mínima de US$75 mil ao ano
B2B - 21/10/2009

<p align="justify">Ricos e bem instru&iacute;dos. Segundo pesquisa realizada pelo Technorati quase metade dos blogueiros possui um diploma de p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o, e a maioria tem renda familiar m&iacute;nima de US$75 mil ao ano. Nos &uacute;ltimos anos, os blogs passaram a fazer parte do &ldquo;mainstream&rdquo;. A maioria deles existe h&aacute; mais de dois anos e cada blogueiro possui em m&eacute;dia tr&ecirc;s ou mais di&aacute;rios virtuais.</p> <p align="justify">Dois ter&ccedil;os s&atilde;o escritos por homens, 60% deles t&ecirc;m entre 18 e 44 anos. Mais da metade &eacute; casado e tem filhos. Metade desses internautas trabalha em per&iacute;odo integral, mas apenas tr&ecirc;s quartos dos blogueiros profissionais trabalham durante todo o dia.</p> <p align="justify">Embora a pesquisa tenha sido realizada apenas em ingl&ecirc;s, blogueiros de 50 pa&iacute;ses responderam &agrave;s quest&otilde;es. Quase metade dos entrevistados (48%) est&aacute; nos Estados Unidos e 26% nos pa&iacute;ses europeus.</p> <p align="justify">Blogueiros e a m&iacute;dia tradicional</p> <p align="justify">Como os conceitos de blog e meios de comunica&ccedil;&atilde;o continuam a convergir, n&atilde;o &eacute; surpreendente que haja um pouco de sobreposi&ccedil;&atilde;o entre as duas entidades. Apesar de ser considerada por alguns como inimigos da m&iacute;dia tradicional, os blogueiros t&ecirc;m um p&eacute; no jornalismo. 35% dos entrevistados j&aacute; trabalharam como jornalista, escritor ou produtor, dentro de ve&iacute;culos convencionais.</p> <p align="justify">Apenas para comparar, menos de 1% da for&ccedil;a de trabalho americana foi empregada como jornalista em 2006. Entre os ve&iacute;culos de comunica&ccedil;&atilde;o onde os blogueiros mais trabalharam est&atilde;o as revistas mensais e jornais di&aacute;rios.&nbsp;</p> <p align="justify">Os entrevistados n&atilde;o consideram a ascens&atilde;o da m&iacute;dia online e blogs como o golpe de morte para os jornais ou outros meios de comunica&ccedil;&atilde;o tradicionais. A maioria (70%) concorda que os blogs est&atilde;o ganhando mais credibilidade como fontes de informa&ccedil;&atilde;o. Ao mesmo tempo, apenas 35% deste p&uacute;blico obt&ecirc;m suas primeiras not&iacute;cias e informa&ccedil;&otilde;es por meio de blogs e apenas 31% acreditam que os jornais n&atilde;o ser&atilde;o capazes de sobreviver nos pr&oacute;ximos dez anos.</p> <div align="justify">A imagem de m&iacute;dia &eacute;, portanto, confusa: blogueiros sabem que est&atilde;o ganhando cada vez mais espa&ccedil;o, mas parecem relutantes em reivindicar a hegemonia da m&iacute;dia. Talvez porque a maioria deles tenha trabalhado com um jornalista convencional.</div>
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