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PESQUISA
ANEEL aponta a distribuição de energia do Piauí como a pior do Nordeste
A Cepisa foi eleita a distribuidora cujos consumidores ficam mais tempo sem energia em toda a região Nordeste
Zózimo Tavares - 30/11/2009

<p align="justify">A qualidade dos servi&ccedil;os de eletricidade piorou nos &uacute;ltimos anos, apesar do aumento no custo da conta de luz. Depois de alcan&ccedil;ar o menor n&iacute;vel da hist&oacute;ria, no per&iacute;odo ap&oacute;s o processo de privatiza&ccedil;&atilde;o do setor el&eacute;trico iniciado em 1995, o volume de blecautes voltou a subir em todo o Pa&iacute;s.</p> <div align="justify">Em algumas localidades, os indicadores est&atilde;o no pior n&iacute;vel da d&eacute;cada, segundo dados da Ag&ecirc;ncia Nacional de Energia El&eacute;trica (Aneel).</div> <p align="justify">O levantamento foi divulgado ontem pelo Estad&atilde;o. No ano passado, os brasileiros ficaram, em m&eacute;dia, 16,61 horas sem eletricidade - n&uacute;mero superior &agrave;s 16,57 horas de 2001, quando o racionamento deixou a rede de distribui&ccedil;&atilde;o mais folgada e menos vulner&aacute;vel aos blecautes. A m&eacute;dia nacional, no entanto, esconde casos extremos, como o de S&atilde;o Lu&iacute;s do Anau&aacute;, em Roraima, onde as interrup&ccedil;&otilde;es somaram 1.007 horas, em 2008. Isso significa ficar um m&ecirc;s e 11 dias sem eletricidade no ano. Apesar disso, a tarifa m&eacute;dia da regi&atilde;o est&aacute; em R$ 290 o MWh, a maior do Pa&iacute;s.</p> <p align="justify">A Cepisa foi eleita a distribuidora cujos consumidores ficam mais tempo sem energia em toda a regi&atilde;o Nordeste. Em m&eacute;dia, o piauiense passa 47 horas por ano &agrave;s escuras por conta de cortes no fornecimento. &Eacute; dif&iacute;cil encontrar um munic&iacute;pio do Estado que n&atilde;o enfrentem problemas com a qualidade do fornecimento de energia.</p> <div align="justify">Em v&aacute;rios munic&iacute;pios, h&aacute; decis&otilde;es judiciais proibindo a cobran&ccedil;a da conta de energia, em fun&ccedil;&atilde;o da m&aacute; qualidade dos servi&ccedil;os. S&atilde;o constantes as reclama&ccedil;&otilde;es dos consumidores relacionadas com a danifica&ccedil;&atilde;o de equipamentos de eletrodom&eacute;sticos por causa das violentas oscila&ccedil;&otilde;es de corrente.</div>
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