"Distribuir arvores e panfletos não educa. Busca-se uma consciencia que só será conquistada através da educação ambiental".
<div align="justify"><u>Claudete Santana</u> é formada em pedagogia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, especialista em Educação Ambiental pela Urca e professora da UESPI, campus de Fronteiras. Atua em áreas periféricas da cidade de Picos junto à SEMTAC/PETI ministrando palestras com temas voltados para Educação sexual e ambiental. Também trabalha educação ambiental com teatro e o tema “drogas” é abordado com depoimentos de ex-drogados, além de trabalhos com o Grupo Esperança Viva.</div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> – Quais as finalidades da Educação Ambiental?</div>
<div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> – O propósito da educação ambiental é bem complexo, porque a educação ambiental move tudo que está ao nosso redor. Tudo que está ao nosso redor é meio ambiente, inclusive nosso próprio corpo já é o nosso primeiro meio ambiente.</div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> – Que ligação e importância você pode nos relatar, a respeito da educação e meio ambiente?</div>
<div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> – Elas estão intimamente interligadas; a educação tem que trabalhar o meio ambiente, porque é onde o aluno está inserido, é onde o aluno convive com o meio ambiente. Essa relação precisa haver para que haja uma conscientização desse aluno e que ele veja as vantagens e desvantagens de preservar ou não o meio ambiente no nosso meio.</div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> – Qual a melhor forma de trabalhar o tema “meio ambiente” nas escolas, sem cair no simplismo ou banalidade?</div>
<div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> – Existe a forma teórica com aulas expositivas que podem ser muito ricas em detalhes como fotos e vídeos, podem fazer palestras e colocar esses alunos pra fazer trabalhos extraclasses, como visitar alguns locais, mostrar locais que antes eram ricos em biodiversidades e hoje está degradado, mostrar porque está dessa forma, mostrar porque o homem não preservou, se ele não tinha consciência. <br />
</div>
<div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> – Como a Educação ambiental pode ajudar a salvar o planeta?</div>
<div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> – a melhor forma de ajudar o planeta é conscientizando. Saber da importância, saber por que nós temos que fazer isso, saber que benefícios trarão para nossa vida e pra nossa saúde.</div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> – A educação ambiental deve ser uma disciplina ou deve ser trabalhada de forma interdisciplinar?</div>
<div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> – Das duas formas. Agora se houvesse uma disciplina especifica seria bem mais benéfica. Porque a partir do momento que ela é uma disciplina permite trabalhar detalhadamente e quando é colocada de forma interdisciplinar não é possível trabalhar profundamente.<br />
</div>
<div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> – Como você percebe a educação ambiental, de uma forma ampla e global?</div>
<div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> – Primeiro é preciso começar a se trabalhar local, para depois pensar global, mas eu vejo de forma falha, na verdade há muito tempo se discute educação e meio ambiente, desde 92 quando tiveram a eco-92 a Rio-92 onde se fez uma agenda, onde cada setor se comprometeu a cooperar com o meio ambiente e na verdade nunca foi colocado em prática. É falha, tem muito que trabalhar muito que aprender, muito a conquistar.</div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> – Como você analisa as propostas de projetos desenvolvidos em instituições não-governamentais, escolas e do próprio governo? Há avanços?</div>
<div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> – Avanços mínimos porque ainda se trabalha o meio ambiente como se ele fosse os animais, as plantas, a natureza... E não é só isso meio ambiente! Meio ambiente é o conjunto de tudo isso e principalmente o homem inserido como sujeito histórico desse meio ambiente, porque é ele que faz toda a degradação do meio ambiente. É visto ainda muito separado e tem que fazer uma interação entre homem e natureza para se chegar a um objetivo.</div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> – A questão do meio ambiente está presente na formação dos estudantes picoenses?</div>
<div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> – Ela é trabalhada muito pouco, por que não traz nenhuma conscientização. A gente vê isso no ambiente escolar: papel no chão, papel nos arredores da escola... isso significa que nem dentro da escola o trabalho ta sendo bem feito e se nem dentro da escola é bem feito,como é que isso vai ser repassado a comunidade? O conjunto não ta interado ainda.</div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> – Qual a função que a escola deveria ter quando o assunto é ecologia, preservação e meio ambiente?</div>
<div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> – É conscientizar. A escola devia conscientizar e colocar como prioridade a importância de se preservar. A importância não é só de ter uma cidade limpa, é ter consciência dos benefícios de ter uma cidade limpa, dos benefícios que isso traz pra sua saúde, pra sua vida como cidadão.</div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> – Como a arte pode estar a favor desta educação? Há projetos nesta área?</div>
<div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> – A arte seria de grande beneficio pra se trabalhar meio ambiente e educação, por que a arte leva de maneira mais leve, mais clara a verdadeira importância. Existem projetos, mas ainda não foram aceitos, conseqüentemente não foram colocados em prática.</div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> – Fale um pouco sobre os “sabores” e “dissabores” da educação ambiental.</div>
<div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> – Eu só vejo sabores. Se falar em educação, preservação e conhecimento adquirido pra colocá-lo na sociedade, pra que possa expandir, ultrapassar a barreira da escola e entrar realmente na sociedade. A educação é prioridade na vida das pessoas, teria que falar mais sobre isso na vida das pessoas, porque educação ambiental trabalha também a gravidez, as drogas... ela é muito complexa! É um trabalho que se fosse feito teria uma repercussão muito positiva dentro da sociedade. Há um dissabor que é a falta de importância; não dão importância à educação ambiental.</div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> – Que mudanças devem ocorrer no âmbito educacional e governamental para uma melhor aceitação e compreensão do tema tratado nesta entrevista?</div>
<div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> – É preciso que o governo capacite mais os professores. Porque nem os professores repassam aos seus alunos o que deveria ser repassado, nem o governo trata o tema com a importância que ele merece.</div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> – Há algo que não perguntei e que você considera importante comentar. Fique a vontade...</div>
<div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> – Os governos municipal, estadual e federal eles podiam ver a educação ambiental de forma diferente. Não como fato isolado, que eles abrissem a visão pra outros temas que podem ser tratados através do meio ambiente.</div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>
<div align="justify"> </div>