Perfil
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Educação Ambiental: Confira entrevista com Claudete Santana
"Distribuir arvores e panfletos não educa. Busca-se uma consciencia que só será conquistada através da educação ambiental".
Karol Bezerra - 01/06/2010

<div align="justify"><u>Claudete Santana</u> &eacute; formada em pedagogia pela Universidade Federal do Piau&iacute; &ndash; UFPI, especialista em Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental pela Urca e professora da UESPI, campus de Fronteiras. Atua em &aacute;reas perif&eacute;ricas da cidade de Picos junto &agrave; SEMTAC/PETI ministrando palestras com temas voltados para Educa&ccedil;&atilde;o sexual e ambiental. Tamb&eacute;m trabalha educa&ccedil;&atilde;o ambiental com teatro e o tema &ldquo;drogas&rdquo; &eacute; abordado com depoimentos de ex-drogados, al&eacute;m de trabalhos com o Grupo Esperan&ccedil;a Viva.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> &ndash; Quais as finalidades da Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental?</div> <div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> &ndash; O prop&oacute;sito da educa&ccedil;&atilde;o ambiental &eacute; bem complexo, porque a educa&ccedil;&atilde;o ambiental move tudo que est&aacute; ao nosso redor. Tudo que est&aacute; ao nosso redor &eacute; meio ambiente, inclusive nosso pr&oacute;prio corpo j&aacute; &eacute; o nosso primeiro meio ambiente.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> &ndash; Que liga&ccedil;&atilde;o e import&acirc;ncia voc&ecirc; pode nos relatar, a respeito da educa&ccedil;&atilde;o e meio ambiente?</div> <div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> &ndash; Elas est&atilde;o intimamente interligadas; a educa&ccedil;&atilde;o tem que trabalhar o meio ambiente, porque &eacute; onde o aluno est&aacute; inserido, &eacute; onde o aluno convive com o meio ambiente. Essa rela&ccedil;&atilde;o precisa haver para que haja uma conscientiza&ccedil;&atilde;o desse aluno e que ele veja as vantagens e desvantagens de preservar ou n&atilde;o o meio ambiente no nosso meio.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> &ndash; Qual a melhor forma de trabalhar o tema &ldquo;meio ambiente&rdquo; nas escolas, sem cair no simplismo ou banalidade?</div> <div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> &ndash; Existe a forma te&oacute;rica com aulas expositivas que podem ser muito ricas em detalhes como fotos e v&iacute;deos, podem fazer palestras e colocar esses alunos pra fazer trabalhos extraclasses, como visitar alguns locais, mostrar locais que antes eram ricos em biodiversidades e hoje est&aacute; degradado, mostrar porque est&aacute; dessa forma, mostrar porque o homem n&atilde;o preservou, se ele n&atilde;o tinha consci&ecirc;ncia.&nbsp;<br /> &nbsp;</div> <div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> &ndash; Como a Educa&ccedil;&atilde;o ambiental pode ajudar a salvar o planeta?</div> <div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> &ndash; a melhor forma de ajudar o planeta &eacute; conscientizando. Saber da import&acirc;ncia, saber por que n&oacute;s temos que fazer isso, saber que benef&iacute;cios trar&atilde;o para nossa vida e pra nossa sa&uacute;de.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> &ndash; A educa&ccedil;&atilde;o ambiental deve ser uma disciplina ou deve ser trabalhada de forma interdisciplinar?</div> <div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> &ndash; Das duas formas. Agora se houvesse uma disciplina especifica seria bem mais ben&eacute;fica. Porque a partir do momento que ela &eacute; uma disciplina permite trabalhar detalhadamente e quando &eacute; colocada de forma interdisciplinar n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel trabalhar profundamente.<br /> &nbsp;</div> <div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> &ndash; Como voc&ecirc; percebe a educa&ccedil;&atilde;o ambiental, de uma forma ampla e global?</div> <div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> &ndash; Primeiro &eacute; preciso come&ccedil;ar a se trabalhar local, para depois pensar global, mas eu vejo de forma falha, na verdade h&aacute; muito tempo se discute educa&ccedil;&atilde;o e meio ambiente, desde 92 quando tiveram a eco-92 a Rio-92 onde se fez uma agenda, onde cada setor se comprometeu a cooperar com o meio ambiente e na verdade nunca foi colocado em pr&aacute;tica. &Eacute; falha, tem muito que trabalhar muito que aprender, muito a conquistar.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> &ndash; Como voc&ecirc; analisa as propostas de projetos desenvolvidos em institui&ccedil;&otilde;es n&atilde;o-governamentais, escolas e do pr&oacute;prio governo? H&aacute; avan&ccedil;os?</div> <div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> &ndash; Avan&ccedil;os m&iacute;nimos porque ainda se trabalha o meio ambiente como se ele fosse os animais, as plantas, a natureza... E n&atilde;o &eacute; s&oacute; isso meio ambiente! Meio ambiente &eacute; o conjunto de tudo isso e principalmente o homem inserido como sujeito hist&oacute;rico desse meio ambiente, porque &eacute; ele que faz toda a degrada&ccedil;&atilde;o do meio ambiente. &Eacute; visto ainda muito separado e tem que fazer uma intera&ccedil;&atilde;o entre homem e natureza para se chegar a um objetivo.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> &ndash; A quest&atilde;o do meio ambiente est&aacute; presente na forma&ccedil;&atilde;o dos estudantes picoenses?</div> <div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> &ndash; Ela &eacute; trabalhada muito pouco, por que n&atilde;o traz nenhuma conscientiza&ccedil;&atilde;o. A gente v&ecirc; isso no ambiente escolar: papel no ch&atilde;o, papel nos arredores da escola... isso significa que nem dentro da escola o trabalho ta sendo bem feito e se nem dentro da escola &eacute; bem feito,como &eacute; que isso vai ser repassado a comunidade? O conjunto n&atilde;o ta interado ainda.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> &ndash; Qual a fun&ccedil;&atilde;o que a escola deveria ter quando o assunto &eacute; ecologia, preserva&ccedil;&atilde;o e meio ambiente?</div> <div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> &ndash; &Eacute; conscientizar. A escola devia conscientizar e colocar como prioridade a import&acirc;ncia de se preservar. A import&acirc;ncia n&atilde;o &eacute; s&oacute; de ter uma cidade limpa, &eacute; ter consci&ecirc;ncia dos benef&iacute;cios de ter uma cidade limpa, dos benef&iacute;cios que isso traz pra sua sa&uacute;de, pra sua vida como cidad&atilde;o.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> &ndash; Como a arte pode estar a favor desta educa&ccedil;&atilde;o? H&aacute; projetos nesta &aacute;rea?</div> <div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> &ndash; A arte seria de grande beneficio pra se trabalhar meio ambiente e educa&ccedil;&atilde;o, por que a arte leva de maneira mais leve, mais clara a verdadeira import&acirc;ncia. Existem projetos, mas ainda n&atilde;o foram aceitos, conseq&uuml;entemente n&atilde;o foram colocados em pr&aacute;tica.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> &ndash; Fale um pouco sobre os &ldquo;sabores&rdquo; e &ldquo;dissabores&rdquo; da educa&ccedil;&atilde;o ambiental.</div> <div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> &ndash; Eu s&oacute; vejo sabores. Se falar em educa&ccedil;&atilde;o, preserva&ccedil;&atilde;o e conhecimento adquirido pra coloc&aacute;-lo na sociedade, pra que possa expandir, ultrapassar a barreira da escola e entrar realmente na sociedade. A educa&ccedil;&atilde;o &eacute; prioridade na vida das pessoas, teria que falar mais sobre isso na vida das pessoas, porque educa&ccedil;&atilde;o ambiental trabalha tamb&eacute;m a gravidez, as drogas... ela &eacute; muito complexa! &Eacute; um trabalho que se fosse feito teria uma repercuss&atilde;o muito positiva dentro da sociedade. H&aacute; um dissabor que &eacute; a falta de import&acirc;ncia; n&atilde;o d&atilde;o import&acirc;ncia &agrave; educa&ccedil;&atilde;o ambiental.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> &ndash; Que mudan&ccedil;as devem ocorrer no &acirc;mbito educacional e governamental para uma melhor aceita&ccedil;&atilde;o e compreens&atilde;o do tema tratado nesta entrevista?</div> <div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> &ndash; &Eacute; preciso que o governo capacite mais os professores. Porque nem os professores repassam aos seus alunos o que deveria ser repassado, nem o governo trata o tema com a import&acirc;ncia que ele merece.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify"><strong>Karol Bezerra</strong> &ndash; H&aacute; algo que n&atilde;o perguntei e que voc&ecirc; considera importante comentar. Fique a vontade...</div> <div align="justify"><strong>Claudete Santana</strong> &ndash; Os governos municipal, estadual e federal eles podiam ver a educa&ccedil;&atilde;o ambiental de forma diferente. N&atilde;o como fato isolado, que eles abrissem a vis&atilde;o pra outros temas que podem ser tratados atrav&eacute;s do meio ambiente.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div>
Facebook
Publicidade