Geral
BENEFÍCIO
Escolas rurais do Piauí ganham cisternas e os alunos, água potável
O benefício faz parte do Projeto "Cisternas nas Escolas", que construiu reservatórios em 55 municípios piauienses.
Maria Moura - 16/02/2011

<div align="justify">A cisterna para uso da fam&iacute;lia est&aacute; servindo tamb&eacute;m para a comunidade escolar. A tecnologia social, que acumula &aacute;gua da chuva para suprir as necessidades de consumo humano que j&aacute; atendeu a mais de 300 mil fam&iacute;lias, foi estendida para escolas rurais de nove estados do Semi&aacute;rido brasileiro. Nas unidades de ensino, os reservat&oacute;rios tiveram sua capacidade ampliada para 52 mil litros. As cisternas de uso dom&eacute;stico ou familiares armazenam 16 mil litros de &aacute;gua de chuva.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">O projeto Cisternas nas Escolas, uma iniciativa da Articula&ccedil;&atilde;o no Semi&aacute;rido Brasileiro (ASA Brasil), construiu 843 reservat&oacute;rios em escolas da zona rural. Destas, 55 foram constru&iacute;das em munic&iacute;pios piauienses por cinco organiza&ccedil;&otilde;es da sociedade civil que comp&otilde;em o F&oacute;rum Piauiense de Conviv&ecirc;ncia com o Semi&aacute;rido &ndash; representa&ccedil;&atilde;o Estadual da ASA.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">Os munic&iacute;pios contemplados com o projeto foram: Acau&atilde;, Capit&atilde;o Gerv&aacute;sio Oliveira, Coronel Jos&eacute; Dias, Inhuma, Ipiranga do Piau&iacute;, Jacobina do Piau&iacute;, Jurema, Oeiras, Pedro II, Picos, Piracuruca, Queimada Nova, S&atilde;o Jos&eacute; do Divino, S&atilde;o Raimundo Nonato.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">Segundo Carlos Humberto Campos, coordenador executivo do F&oacute;rum Piauiense de Conviv&ecirc;ncia com o Semi&aacute;rido, a &aacute;gua da cisterna escolar ser&aacute; utilizada para o consumo de crian&ccedil;as, professores e funcion&aacute;rios de escolas. &ldquo;No Semi&aacute;rido, &eacute; comum muitas escolas at&eacute; pararem de funcionar por causa da falta de &aacute;gua. A cisterna tamb&eacute;m deve ser utilizada como instrumento pedag&oacute;gico, sendo a quest&atilde;o Conviv&ecirc;ncia com o Semi&aacute;rido trabalhada em sala de aula a partir dos conceitos da educa&ccedil;&atilde;o contextualizada&rdquo;.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">Na l&oacute;gica do projeto, os professores e alunos s&atilde;o chamados a acompanhar o processo da implanta&ccedil;&atilde;o e a zelar pelo bom uso das cisternas e, al&eacute;m disso, a trabalhar a educa&ccedil;&atilde;o contextualizada a partir das cisternas. Deste modo, todas as disciplinas podem ser trabalhadas a partir do tema &Aacute;gua e Cisternas e, assim, o debate sobre a conviv&ecirc;ncia com o Semi&aacute;rido entra na escola.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">As crian&ccedil;as que t&ecirc;m acesso &agrave; &aacute;gua de qualidade vivem uma situa&ccedil;&atilde;o diferente. Uma pesquisa realizada pela Federa&ccedil;&atilde;o Brasileira de Bancos (Febraban) revela que as crian&ccedil;as e adolescentes que tem cisternas em casa, est&atilde;o mais presentes &agrave;s atividades escolares (7,5%) do que aquelas que n&atilde;o possuem. Se essa tend&ecirc;ncia se confirmar, essas crian&ccedil;as permanecer&atilde;o por um per&iacute;odo maior na escola, obtendo um n&iacute;vel maior de escolaridade. Segundo dados da Pesquisa por Amostra de Domic&iacute;lios (PNAD) do IBGE, na pr&aacute;tica, um ano a mais de estudo, representa um incremento de R$ 94 na renda mensal ou de R$ 1.128 por ano.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">Para avaliar o projeto Cisternas nas Escolas, o F&oacute;rum Piauiense de Conviv&ecirc;ncia com o Semi&aacute;rido se reunir&aacute; com os gestores p&uacute;blicos e fam&iacute;lias nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Picos Hotel. O projeto &eacute; realizado pela ASA Brasil em parceria com o Minist&eacute;rio do Desenvolvimento Social e Combate &agrave; Fome (MDS), a Ag&ecirc;ncia de Coopera&ccedil;&atilde;o Espanhola e o Instituto Ambiental Brasil Sustent&aacute;vel (IABS) e apoio do Unicef.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div>
Fernando
17/02/2011 -01:33:

Então até um dia desses os alunos não bebiam água potável? Bom saber disso.

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