Nacionais
SAÚDE
SUS vai padronizar telefone 136 em todo País
O número, gratuito para a população, deverá entrar em vigor entre 30 e 90 dias, conforme determinação da norma 410 da Anatel.
Da redação - 18/04/2011

<div align="justify" id="sizer"> <p>A pedido do Minist&eacute;rio da Sa&uacute;de, a Ag&ecirc;ncia Nacional de Telecomunica&ccedil;&otilde;es (Anatel) publicou na semana passada a homologa&ccedil;&atilde;o do n&uacute;mero 136 para acesso do cidad&atilde;o &agrave; Ouvidoria do Sistema &Uacute;nico de Sa&uacute;de (SUS) e servi&ccedil;os de orienta&ccedil;&atilde;o &agrave; popula&ccedil;&atilde;o.<br /> <br /> Os tr&ecirc;s d&iacute;gitos substituem o 0800-61-1997, com o objetivo de facilitar a memoriza&ccedil;&atilde;o e a utiliza&ccedil;&atilde;o dessa ferramenta. O n&uacute;mero, gratuito para a popula&ccedil;&atilde;o, dever&aacute; entrar em vigor entre 30 e 90 dias, conforme determina&ccedil;&atilde;o da norma 410 da Anatel.<br /> <br /> Em 2010, o servi&ccedil;o da Ouvidoria recebeu 4,6 milh&otilde;es de liga&ccedil;&otilde;es. Atualmente o Sistema Nacional de Ouvidorias possui 26 Estados com unidades implementadas - Rio Grande do Sul est&aacute; em fase de estrutura&ccedil;&atilde;o. Nas capitais, 23 j&aacute; contam com o servi&ccedil;o. Outras 238 unidades est&atilde;o espalhadas por outros munic&iacute;pios, hospitais e laborat&oacute;rios da rede p&uacute;blica.<br /> <br /> Odorico Monteiro, secret&aacute;rio de Gest&atilde;o Estrat&eacute;gica e Participativa do minist&eacute;rio, explica que outra vantagem da mudan&ccedil;a &eacute; a padroniza&ccedil;&atilde;o nacional do servi&ccedil;o de ouvidoria da sa&uacute;de. Apesar de todas as unidades utilizarem o sistema ?Ouvidor SUS?, criado e disponibilizado pelo Minist&eacute;rio da Sa&uacute;de, cada uma delas usa um n&uacute;mero diferente, o que dificulta o acesso do cidad&atilde;o.<br /> <br /> ?A padroniza&ccedil;&atilde;o permitir&aacute; maior aproxima&ccedil;&atilde;o entre popula&ccedil;&atilde;o e Estado, e, por consequ&ecirc;ncia, a possibilidade de maior acesso aos servi&ccedil;os de sa&uacute;de e fortalecimento do exerc&iacute;cio da cidadania. Trabalhamos agora para n&atilde;o ser apenas uma ouvidoria passiva. Estamos fortalecendo o controle social e a participa&ccedil;&atilde;o do cidad&atilde;o, para a solu&ccedil;&atilde;o dos desafios do SUS?, esclarece Monteiro.<br /> <br /> Pelo n&uacute;mero 136, ser&atilde;o oferecidos diversos servi&ccedil;os, tais como: fazer solicita&ccedil;&otilde;es, sugest&otilde;es, reclama&ccedil;&otilde;es ou elogios; solicitar informa&ccedil;&otilde;es sobre sa&uacute;de, doen&ccedil;as, medicamentos ou sobre campanhas do Minist&eacute;rio da Sa&uacute;de.</p> <p><em>Meio Norte</em></p> </div>
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