. - 13/11/2008
<div align="justify">
<p>A Teoria Culturológica estuda os mitos criados a partir da mídia que se caracterizam pela exposição na grande mídia, de modelos (arquétipos) que influenciam a grande massa. Esses mitos são construídos a partir da exposição na própria mídia, como: televisão, Rádio, Internet, revista, jornais e novelas, tornando-se celebridades e atingindo o público, ou seja, a grande massa. Um exemplo disso é a dupla sertaneja Victor & Léo, que até então desconhecida, tornou-se celebridade e idolatrada nacionalmente, a partir da exposição de suas músicas como tema de novela.</p>
<p>Um trabalho interessante sobre esse tema foi tratado no programa Profissão Repórter, da Rede Globo de Televisão, com o tema Ídolos e Fãs. A produção do programa mostrou a “loucura” de uma legião de fãs pelos seus ídolos, Elvis Presley e a Banda Calypso. Também merece registro, o exemplo de uma fã da ex-Princesa de Gales, Lady Diana, que guardou um pedaço do bolo de casamento e após 13 anos, o leiloou.</p>
</div>
<div align="justify">
<p>Portanto, as principais características da Teoria Culturológica estão diretamente relacionadas a tudo aquilo que a massa assimila, toma gosto e absorve a partir do que é apresentado constantemente na mídia. No livro Teorias da Comunicação de Mauro Wolf, ele explica que a cultura de massa forma um sistema de cultura, constituindo-se como um conjunto de símbolos, valores, mitos e imagens, que concernem tanto a vida prática como o imaginário coletivo: no entanto, ele não é o único sistema cultural das sociedades contemporâneas.</p>
<p>Por fim, o filósofo Edgard Morin afirma que “a cultura de massa é inserida, controlada, censurada, e ao mesmo tempo tende a corroer e desagregar as outras culturas”. Morin diz que a cultura de massa não é autônoma em sentido absoluto, pode imbuir-se de cultura nacional, religiosa ou humanística e por sua vez, também penetrar nessas culturas. Ela não é a única cultura do Século XX. Mas é a verdadeira e nova corrente de massa do Século XX. </p>
</div>
<div align="center"><strong>Texto produzido pelos alunos do 1º Período do Curso de Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) da Faculdade R. Sá, através de trabalho em grupo, da disciplina Teorias da Comunicação. (Edson Costa, Robério Costa, Erivan Lima, Batista Pereira, João Paulo, Cleuma Silva, Erika Carvalho, Maria Jucilene, Barbara Haas e Ray Jr.).</strong></div>