Municípios
PROJETO
JAICÓS: Projeto A Gente Transforma terá início em 1º de fevereiro
O AGT será desenvolvido no Povoado Várzea Queimada, zona rural do Município e o resultado será exposto na maior feira de design do mundo, na Itália.
Da redação - 23/01/2012

<div align="justify"><span>Uma grande expectativa toma conta dos jaicoenses, em especial dos moradores de V&aacute;rzea Queimada, Povoado localizado na zona rural, h&aacute; 27 quil&ocirc;metros da sede do munic&iacute;pio, para a chegada do arquiteto e design Marcelo Rosenbaum e equipe, onde ser&aacute; desenvolvido o Projeto &ldquo;A Gente Transforma&rdquo;.</span></div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify"><span>Marcelo Rosenbaum, idealizador do projeto vir&aacute; com uma equipe multidisciplinar onde o grupo vai se unir &agrave; comunidade em um ousado projeto de transforma&ccedil;&atilde;o da realidade local atrav&eacute;s da capacita&ccedil;&atilde;o profissional e da requalifica&ccedil;&atilde;o das moradias.</span></div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify"><span>Com a miss&atilde;o de gerar novas oportunidades econ&ocirc;micas e melhorar a qualidade de vida em V&aacute;rzea Queimada, o AGT vai atuar a partir de dois eixos principais: a produ&ccedil;&atilde;o de artesanato de qualidade para o mercado de decora&ccedil;&atilde;o brasileiro e a requalifica&ccedil;&atilde;o das moradias, um trabalho direto nas casas das pessoas - em parceria com as fam&iacute;lias - para encontrar solu&ccedil;&otilde;es de permacultura que melhorem o saneamento b&aacute;sico, a ilumina&ccedil;&atilde;o das casas, resolvam o problema da &aacute;gua contaminada e fa&ccedil;a o que for necess&aacute;rio para transformar V&aacute;rzea Queimada de uma comunidade mais humana, socialmente justa e ambientalmente sustent&aacute;vel.</span></div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">O objetivo do AGT &eacute; ampliar e qualificar a percep&ccedil;&atilde;o da produ&ccedil;&atilde;o artesanal e torn&aacute;-la parte da decora&ccedil;&atilde;o brasileira, contribuindo para a valoriza&ccedil;&atilde;o de mercado de pe&ccedil;as de &lsquo;design de raiz&rsquo;. &ldquo;O Brasil precisa abrir os olhos para a sua produ&ccedil;&atilde;o artesanal e os lares brasileiros precisam incorporar esse trabalho na decora&ccedil;&atilde;o, de forma art&iacute;stica e sem preconceitos&rdquo;, explica Rosenbaum.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify"><span>Para se unir &agrave; comunidade, Rosenbaum estar&aacute; acompanhado dos</span>&nbsp;designers portugueses Rita Jo&atilde;o e Pedro Ferreira, do Pedrita, com&nbsp;<em>expertise</em>&nbsp;no resgate da cultura popular portuguesa atrav&eacute;s do design; de Izildinha Carderari, com seu conhecimento na &aacute;rea de desenvolvimento de produtos na &aacute;rea t&ecirc;xtil; de Mana Bernardes, reconhecida designer de joias que ir&aacute; criar e desenvolver pe&ccedil;as com borrachas de pneu e com fibras de carna&uacute;ba - mat&eacute;rias primas locais, e com o urbanista Henrique Pinheiro, que coordenar&aacute; 15 estudantes universit&aacute;rios que far&atilde;o o trabalho nas moradias.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">Para o Projeto, foram selecionados os seguintes estudantes: Ana L&uacute;cia Walter (Curitiba/PR), Carmen Aliaga Badal (Espanha/SP), Chico Neto (Fortaleza/CE), Clarissa Nunes Alexandrino (Belo Horizonte/MG), Diego Ribeiro Justino (Bras&iacute;lia/DF), Federico Conc&iacute;lio (It&aacute;lia/SP), Gabriel Kehdi (S&atilde;o Paulo/SP), Igor Nunes Rodrigues (Teresina/PI), Jefferson Santos (Macei&oacute;/AL), Kathyanne Leal (Teresina/PI), Letticia Rey (S&atilde;o Paulo/SP), Manuela Ferreira e Silva (Curitiba/PR), Maria Matulja (S&atilde;o Paulo/SP), Mayara Pimenta (Rio de Janeiro/RJ), S&eacute;rgio Tempel (S&atilde;o Paulo/SP), Thiago Benucci (S&atilde;o Paulo/SP) e Vanessa Costalonga (Bras&iacute;lia/DF).</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;S&atilde;o universit&aacute;rios das &aacute;reas de design, arquitetura, servi&ccedil;o social e engenharia, inscritos pelo&nbsp;site<span>&nbsp;do AGT. Em V&aacute;rzea Queimada, Henrique Pinheiro e os estudantes v&atilde;o unir esfor&ccedil;os com os moradores, para &ldquo;transformar&rdquo; a comunidade. Enquanto isso, os demais profissionais v&atilde;o trabalhar com os artes&atilde;os locais, em diversas oficinas de capacita&ccedil;&atilde;o.</span></div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">O AGT vai estimular a cria&ccedil;&atilde;o autoral, a transfer&ecirc;ncia de conhecimento t&eacute;cnico e a troca de habilidade e expertise entre artes&atilde;os, estudantes e profissionais.</div> <div align="justify">E a cole&ccedil;&atilde;o desenvolvida na Comunidade de V&aacute;rzea Queimda j&aacute; tem data e local para ser apresentada ao mercado: o&nbsp;Sal&atilde;o Internacional do M&oacute;vel de Mil&atilde;o, o maior evento de decora&ccedil;&atilde;o e design do mundo, que vai acontecer em abril de 2012, na It&aacute;lia. O lan&ccedil;amento ser&aacute; feito em parceria com a revista&nbsp;Casa Claudia, e ir&aacute; ocupar 150 m&sup2; em Mil&atilde;o, dentro do projeto Brazil S/A. O pr&oacute;ximo passo ser&aacute; inserir esses produtos no mercado nacional e internacional atrav&eacute;s de parcerias fortes e especializadas.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">O AGT Brasil 2012 &ndash; Chapada do Araripe [Piau&iacute;]&nbsp;conta ainda com apoios importantes, como o do&nbsp;SEBRAE Piau&iacute;&nbsp;e o do&nbsp;Governo do Estado do Piau&iacute;<strong>,</strong>&nbsp;interessados em estimular o desenvolvimento criativo e mercadol&oacute;gico de uma atividade que ocupa um lugar importante na renda das fam&iacute;lias do Estado.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify"> <p>Rosenbaum tamb&eacute;m vai abrir o projeto para a participa&ccedil;&atilde;o de empresas privadas, como fez em 2011, com na 1&ordf; edi&ccedil;&atilde;o do &ldquo;A Gente Transforma&rdquo;, em S&atilde;o Paulo, que contou com patroc&iacute;nios de empresas como Vivo, Suvinil, Ita&uacute;, Nike, STB, entre outras. Segundo o designer, &ldquo;o AGT em S&atilde;o Paulo foi um&nbsp;<em>case</em>&nbsp;de marketing e de responsabilidade social ao mesmo tempo. Num projeto assim, as a&ccedil;&otilde;es s&atilde;o muito mais impactantes e duradouras. &Eacute; um ambiente prop&iacute;cio para as empresas se relacionarem de maneira diferente com seus consumidores, atrav&eacute;s da troca de experi&ecirc;ncia e participa&ccedil;&atilde;o real em suas vidas. E &eacute; uma oportunidade para falarem de forma clara, direta e tang&iacute;vel com seus mais diversos p&uacute;blicos sobre valores e comprometimento&rdquo;.</p> <p>Noticiei.com</p> </div>
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