Geral
ECONOMIA
Índice de Intenção de Consumo das Famílias tem queda em março
A taxa de inadimplência vem crescendo desde o segundo semestre de 2011, mas a gente percebe que as famílias ainda têm condições de continuar gastando”.
Agência Brasil - 20/03/2012

<div align="justify"> <p>O &Iacute;ndice de Inten&ccedil;&atilde;o de Consumo das Fam&iacute;lias (ICF), pesquisa mensal da Confedera&ccedil;&atilde;o Nacional do Com&eacute;rcio de Bens, Servi&ccedil;os e Turismo (CNC) divulgada hoje (20), registrou em mar&ccedil;o queda de 3,8%, situando-se em 135,6 pontos, na compara&ccedil;&atilde;o com o m&ecirc;s anterior. Na compara&ccedil;&atilde;o anual, no entanto, o ICF apresentou varia&ccedil;&atilde;o positiva de 0,9%, o que, segundo a pesquisa, mostra uma vis&atilde;o otimista em rela&ccedil;&atilde;o ao futuro da economia.</p> <p>De acordo com o economista Bruno Fernandes, da CNC, o recuo observado em mar&ccedil;o, em compara&ccedil;&atilde;o a fevereiro, indica que as fam&iacute;lias mant&ecirc;m sua disposi&ccedil;&atilde;o ao consumo, &ldquo;mas est&atilde;o mais cautelosas, evitando euforia&rdquo;. Para ele, essa cautela reflete a preocupa&ccedil;&atilde;o com os gastos. &ldquo;O ponto principal &eacute; o pr&oacute;prio n&iacute;vel de endividamento das fam&iacute;lias. Isso faz com que elas tenham mais cautela em rela&ccedil;&atilde;o ao consumo. A taxa de inadimpl&ecirc;ncia vem crescendo desde o segundo semestre de 2011, mas a gente percebe que as fam&iacute;lias ainda t&ecirc;m condi&ccedil;&otilde;es de continuar gastando&rdquo;.</p> </div> <div align="justify"> <p>Para Fernandes, a seguran&ccedil;a no emprego &eacute; fator primordial para que, em uma perspectiva futura, as fam&iacute;lias continuem mantendo a inten&ccedil;&atilde;o de consumo, principalmente em rela&ccedil;&atilde;o aos pr&oacute;ximos meses. &ldquo;A alta do sal&aacute;rio m&iacute;nimo tamb&eacute;m contribuiu para esse otimismo&rdquo;, complementa Bruno Fernandes.</p> <p>A Pesquisa de Inten&ccedil;&atilde;o de Consumo das Fam&iacute;lias&nbsp;&eacute; um indicador concebido pela CNC com a finalidade de medir a avalia&ccedil;&atilde;o que os consumidores fazem dos aspectos importantes da condi&ccedil;&atilde;o de vida de suas fam&iacute;lias, como a capacidade de consumo atual e a curto prazo, o n&iacute;vel de renda dom&eacute;stico, a seguran&ccedil;a no emprego e a qualidade de consumo.</p> </div> <div align="justify">&nbsp;&nbsp;</div>
Facebook
Publicidade