Nacionais
MERCADO
Lei verde e consumo saudável abrem mercado para pequenas empresas
Empresa que exporta carvão de osso de boi prevê crescer no país com lei verde
Agência Brasil - 30/05/2012

<div align="justify"> <p>Para a Bonechar, fabricante de carv&atilde;o animal com ossos de boi, por exemplo, a Nova Pol&iacute;tica de Res&iacute;duos S&oacute;lidos deve impulsionar os neg&oacute;cios. E, para a Jasmine, que fabrica produtos naturais, a onda de culin&aacute;ria saud&aacute;vel ampliou os ganhos.</p> <p>No entanto, se os empreendedores n&atilde;o estiverem atentos, essas mudan&ccedil;as tamb&eacute;m podem ter efeito contr&aacute;rio e at&eacute; causar a fal&ecirc;ncia de neg&oacute;cios j&aacute; existentes. Segundo Silvio Zanelato Filho, consultor do Sebrae-SP, &eacute; fundamental estar bem informado para saber identificar novas chances de neg&oacute;cio e de expans&atilde;o.</p> </div> <div align="justify"> <p>&ldquo;Participar de feiras no Brasil e no exterior, ler publica&ccedil;&otilde;es do seu setor e ter conhecimento da legisla&ccedil;&atilde;o e mudan&ccedil;as que ela possa sofrer podem ajudar o empres&aacute;rio a antecipar alguns cen&aacute;rios&rdquo;, diz.</p> <p>No entanto, aproveitar essas mudan&ccedil;as para investir na empresa pode exigir transforma&ccedil;&otilde;es nos processos e at&eacute; mesmo na gest&atilde;o.</p> </div> <div align="justify"> <p><strong>Crescimento traz desafios para o empreendedor</strong></p> <p>O consultor diz que capacita&ccedil;&atilde;o para a gest&atilde;o da empresa &eacute; fundamental. &ldquo;Ter um plano de neg&oacute;cios que preveja momentos de turbul&ecirc;ncia e uma frente de atua&ccedil;&atilde;o para o aumento da demanda, com reestrutura&ccedil;&atilde;o do layout de produ&ccedil;&atilde;o para melhorar a efici&ecirc;ncia, ajudam a empresa a crescer de maneira sustent&aacute;vel&rdquo;, afirma.</p> </div> <div align="justify"> <p>Al&eacute;m de se adaptar para atender ao aumento da demanda, a empresa tamb&eacute;m precisa criar estrat&eacute;gias para lidar com a concorr&ecirc;ncia, que cresce na mesma propor&ccedil;&atilde;o que as oportunidades de neg&oacute;cio. Para isso, a dica &eacute; se diferenciar.</p> <p>&ldquo;A empresa tem de ter um plano de divulga&ccedil;&atilde;o que fale dos benef&iacute;cios dos seus produtos. Se o empres&aacute;rio n&atilde;o puder investir em assessoria de imprensa ou publicidade, fazer marketing direcionado com clientes atuais e antigos j&aacute; funciona&rdquo;, diz o consultor.</p> </div>
Facebook
Publicidade