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<p>Para a Bonechar, fabricante de carvão animal com ossos de boi, por exemplo, a Nova Política de Resíduos Sólidos deve impulsionar os negócios. E, para a Jasmine, que fabrica produtos naturais, a onda de culinária saudável ampliou os ganhos.</p>
<p>No entanto, se os empreendedores não estiverem atentos, essas mudanças também podem ter efeito contrário e até causar a falência de negócios já existentes. Segundo Silvio Zanelato Filho, consultor do Sebrae-SP, é fundamental estar bem informado para saber identificar novas chances de negócio e de expansão.</p>
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<p>“Participar de feiras no Brasil e no exterior, ler publicações do seu setor e ter conhecimento da legislação e mudanças que ela possa sofrer podem ajudar o empresário a antecipar alguns cenários”, diz.</p>
<p>No entanto, aproveitar essas mudanças para investir na empresa pode exigir transformações nos processos e até mesmo na gestão.</p>
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<p><strong>Crescimento traz desafios para o empreendedor</strong></p>
<p>O consultor diz que capacitação para a gestão da empresa é fundamental. “Ter um plano de negócios que preveja momentos de turbulência e uma frente de atuação para o aumento da demanda, com reestruturação do layout de produção para melhorar a eficiência, ajudam a empresa a crescer de maneira sustentável”, afirma.</p>
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<p>Além de se adaptar para atender ao aumento da demanda, a empresa também precisa criar estratégias para lidar com a concorrência, que cresce na mesma proporção que as oportunidades de negócio. Para isso, a dica é se diferenciar.</p>
<p>“A empresa tem de ter um plano de divulgação que fale dos benefícios dos seus produtos. Se o empresário não puder investir em assessoria de imprensa ou publicidade, fazer marketing direcionado com clientes atuais e antigos já funciona”, diz o consultor.</p>
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