Geral
SONHO ANTIGO
Atores e ativistas culturais comemoram primeiro passo para construção do teatro de Picos
“Eu sempre dizia que se nós tivéssemos um teatro em Picos, um local para se apresentar não precisaríamos está pedindo esmola a ninguém, disse Sávio Barão
Da Redação - 11/04/2018
Foto/ Portal O Povo
O teatro de Picos contará com uma estrutura com capacidade para mais de 300 lugares

Apesar da falta de incentivo e de políticas públicas, a cidade de Picos conta com vários guerreiros que há pelo menos duas décadas lutam para enraizar no município picoense a cultura do teatro. Mas mesmo com muito esforço, as trupes costumam esbarrar em algo elementar para a disseminação das peças teatrais: a falta de um espaço próprio para apresentarem as encenações.

No entanto, a assinatura da ordem de serviço para construção de um teatro, em um terreno cedido pela UFPI (Universidade Federal do Piauí), trouxe um novo alento para a classe artística local e a população em geral que há muito tempo anseia pelo acesso a esse tipo de espetáculo. A obra que custará R$ 1,5 milhão, já foi licitada, e será bancada pelo Governo do Estado do Piauí. A pedra fundamental foi lançada com as presenças da vice-governadora, Margarete Coelho (PP) e o ex-secretário de Estado de Cultura e deputado Estadual, Fábio Novo (PT), na última sexta-feira (06).

Diante desse fato novo, artistas, diretores e ativistas culturais comemoraram o primeiro passo para a construção de um teatro em Picos. Há 20 anos nas artes cênicas, o ator e diretor, Sávio Barão, integrante do PBC (Projeto Bar Cultural), disse que essa obra é a realização de um sonho. Em forma de desabafo, ele enumerou as melhorias e avanços que um local próprio trará para a apresentação de peças e espetáculos na cidade de Picos.

“Eu sempre dizia que se nós tivéssemos um teatro em Picos, um local para se apresentar não precisaríamos está pedindo esmola a ninguém. Com um teatro os atores, os grupos de dança e os envolvidos na arte geral estarão presentes a todo o momento fazendo seus projetos para fazer acontecer. Com o teatro a esmola será retirada e nós teremos uma maior valorização”, frisou Sávio Barão.

Para o ativista cultural, Ted Rap, há tempos a cidade de Picos já deveria contar com um espaço para o desenvolvimento da cultura. Ele lembrou que esse é um sonho antigo. Ted considerou positivo o fato de que o teatro será construído próximo a uma área carente, o bairro Parque de Exposição.

“O que eu vejo melhor ainda é porque vem para um lugar, a entrada do bairro Parque de Exposição, que é um lugar carente de tudo e a gente vai ter acesso a cultura de qualidade. Além do que os grupos vão ter onde se encontrar, os movimentos vão ter onde dialogar, vão está respirando cultura e disseminado cultura por toda a cidade. E é legal porque isso vem junto com uma parceria com a [Universidade] Federal e isso o deixa mais livre para a comunidade ter acesso, [pois] não vai ser uma coisa privada onde só alguns vão ter acesso e outros não”, pontou Ted Rap.

Conforme o projeto técnico, o teatro de Picos contará com uma estrutura com capacidade para mais de 300 lugares, além de sistema de som e luz completos. O espaço cultural será construído na Avenida Cícero Duarte, em frente ao Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, no bairro Junco, próximo a entrada do bairro Parque de Exposição. A obra está orçada em R$ 1,5 milhão.

Facebook
Publicidade