Política
ELEIÇÃO DA CÂMARA
Padre Walmir diz que PTB não seria ingênuo em ir para oposição
Para o prefeito, Nerinho perderia bastante com a saída do partido da base
João Paulo - 28/06/2018
Foto/ GP 1
Prefeito ao lado de Nerinho, do vice, Edílson Carvalho, e do empresário Getúlio

Se dizendo surpreso o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), comentou na tarde desta última quarta-feira (27), a aliança entre o PTB e a oposição para lançar o vereador, José Luís (PTB), como candidato a presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Picos, em detrimento do apoio da reeleição do candidato do Palácio Coelho Rodrigues, o vereador, Hugo Victor (MDB).

Em entrevista a TV Picos, o petista lamentou que o PTB e alguns vereadores oposicionistas, mesmo depois de várias reuniões e a confirmação de acertos, tenham mudado o posicionamento e se aliado para concorrer na eleição da presidência da Câmara.

“O Irmão Zé Luís aceitou, concordou em ser o vice do Hugo Victor, por duas vezes estive reunido com todos os vereadores, eles afirmaram isso, ainda ontem [terça-feira dia 26] falaram para Hugo Victor que precisavam de dois assentos a mais na Diretoria e eu disse que num tinha problema e de ontem para cá não consegui mais falar com ninguém [do PTB], ligava para as pessoas e não tinha retorno, não atendiam a gente e fui surpreendido hoje [quarta-feira dia 27] quando fui informado que estava acontecendo uma reunião em um gabinete  de um vereador da oposição e que havia sido composta uma chapa entre membros do PTB e vereadores da oposição”, pontuou o prefeito.

Embora se diga conformado com a aliança entre o PTB e a oposição, o Padre Walmir se mostrou incomodado e afirmou que o deputado Estadual, Nerinho (PTB), perderá bastante com manobra dos petebistas.

“É um partido que tem quatro pastas, com aproximadamente 350 a 400 pessoas em cada pasta dessa aí e eu só lamento porque eu acho que quem pode perder é o PTB, o próprio deputado Nerinho deve perder muito com isso, mas eu creio que eles devem estar muito conscientes no que eles estão fazendo”, ponderou.

O prefeito frisou ainda que não precisará exonerar os gestores indicados pelo PTB, haja vista que, na opinião dele, o próprio partido já “entregou” as pastas que ocupa a partir do momento que se aliou com os vereadores da oposição e lançou um candidato para disputar a eleição da Mesa Diretora da Câmara.

Padre Walmir falou também que pretende esperar até o último momento para que o PTB reconsidere a decisão, no entanto, ele já alfinetou os antigos aliados de primeira hora.

“Eu creio que o PTB, o Nerinho, que é amigo da gente, que construímos isso e temos um projeto juntos, não vão ser, digamos assim, ingênuos o suficiente para abandonar a gente e deixar-nos e partir para o outro lado. Eu vou aguardar o último momento”, concluiu.

Eleição da Câmara

A eleição para escolha dos membros da Mesa Diretora da Câmara de vereadores, que foi antecipada em quase seis meses, está prevista para acontecer no Plenário Vereador Pedro Barbosa, a partir das 15h00min, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (28).

Duas Chapas foram registradas para participar da eleição interna do Poder Legislativo Picoense.

A Chapa da situação é formada por Hugo Victor, candidato a presidente, Simão Carvalho (PSD), candidato a 1º vice-presidente, Evandro Paturi (PT), candidato 2º vice-presidente, Wellington Dantas (PT), candidato a 1º secretário e Rinaldinho (Progressistas), candidato a 2º secretário.

Já a Chapa da oposição é constituída por José Luís (PTB), candidato a presidente, Afonsinho Guimarães (Progressistas), candidato a 1º vice-presidente, Dalva Mocó (PTB), candidata a 2ª vice-presidente, Toinho de Chicá (Progressistas), candidato a 1º secretário e Chaguinha (PTB) e candidato a 2º secretário.

Votação

Atualmente a oposição picoense conta com cinco parlamentares: Afonsinho Guimarães (Progressistas), Dedé Monteiro (PPS), Renato (PRP), Toinho de Chicá (Progressistas) e Valdívia Santos (PRP). Já o PTB detém três assentos na Câmara ocupados pelos vereadores Chaguinha, Dalva Mocó e José Luís. Nesse novo cenário essa aliança entre petebistas e oposição chega a eleição do Poder Legislativo com maioria, oito votos, e caso não haja mais nenhuma reviravolta, José Luís deve ser eleito o novo presidente, haja vista que a Casa conta com 15 parlamentares.

Os analistas de plantão acreditam que essa votação pode ser superior e chegar aos nove votos em favor de José Luís. Isso porque o vereador em exercício, Severino Luz (PDT), que é o segundo suplente da coligação, “Juntos para continuar crescendo”, que assumiu o mandado em maio deste ano no lugar de Carlos Luís (PSDB), embora seja da base governista faz parte do grupo do ex-prefeito José Neri de Sousa. Nos corredores da Câmara de vereadores inclusive comenta-se que a aliança entre o PTB e a oposição foi costurada por Zé Neri.

Secretarias

Atualmente os petebistas ocupam três pastas na Prefeitura: Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Com essa reviravolta os secretários indicados pelo PTB, Mazukiel Alves, irmão de Dalva Mocó, Marília Bezerra, esposa de Chaguinha, e Elisomar Carvalho, irmão de José Luís, deverão ser exonerados.

Quem também pode ser exonerada é a secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento, Camila Luz, que é filha do vereador licenciado, Maté (PSL), que faz parte do grupo político do deputado Estadual, Nerinho.

Facebook
Publicidade