Saúde
EVENTO
Secretaria Municipal de Saúde realiza evento que marca o Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil
Centenas de pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos foram conferir de perto as os serviços oferecidos pelo órgão.
Ascom SMS - 13/06/2013

 

Lugar de criança é na escola! No Brasil, cerca de 5 milhões de brasileiros, com idades entre 5 e 17 anos, trabalham enquanto deveriam estar na escola. Toda Criança tem direito a educação e ao lazer infantil. Esta quarta-feira, 12 de junho, é o Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, e, para chamar atenção à data, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Ações de Saúde da Criança e do Adolescente realizou uma serie de atividades sobre a questão. O evento ocorreu na Praça Josino Ferreira, das 17h as 20h. Marcaram presença no local, o Prefeito Municipal, Kleber Eulálio, a Secretária de Saúde, Ana Eulálio e o Secretário de Educação, Walmir de Lima.

Centenas de pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos foram conferir de perto as os serviços oferecidos pelo órgão. O objetivo foi conscientizar a sociedade sobre a prevenção e a erradicação do trabalho infantil em Picos.Na ocasião, que teve como finalidade lembrar o Dia de Combate ao Trabalho Infantil, que nesse ano o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil aborda o tema: Trabalho Infantil Doméstico será oferecido serviços de Saúde, Educação, Cultura, Beleza e Lazer para as crianças.

O público alvo, as crianças, participaram em grande quantidade da mobilização que contou com orientações de saúde, espaço para pintura, lanches, cortes de cabelo distribuição depanfletos informativos e muita brincadeira, onde foram montados espaços especialmente para a criançada.

De acordo com a coordenadora do de Ações de Saúde da Criança e do Adolescente no município de Picos, Sanya Elayne, existem diversos fatores, que originaram a prática da exploração do trabalho infantil doméstico, quer seja pelas condições sócio-econômica dessas crianças e adolescentes, quer seja por crenças e valores instituídos culturalmente na nossa sociedade.

“É por isso que a Coordenação de Ações de Saúde da Criança e do Adolescente do município de Picos, entendendo que a problemática é um caso de Saúde Pública, não podendo ficar alheio a tamanha crueldade e descaso, buscou, mais uma, vez articular parcerias no intuito de mobilizar, sensibilizar e motivar a sociedade para a aquisição de uma cultura de proteção em um país, onde existe a predominância de valorização e inserção de crianças, desde os cinco anos de idade, no Trabalho Infantil, em detrimento das atividades escolares. Assim, elaboramos o projeto intitulado: Trabalho Infantil Doméstico, nem de Brincadeira. Trabalhar é para Adulto. Criança que ser criança!”, ressaltou a Coordenadora, SanyaElayne

A atividade foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Picos, Secretaria Municipal de Saúde (Programa de Saúde da Família - PSF, Programa de Saúde na Escola - PSE, Programa de Saúde Bucal - PSB, Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, Vigilância Epidemiológica, Programa de Combate ao Tabagismo, HIPERDIA, Imunização, Coordenaçãode Assistência Social), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Água, Secretaria Municipal de Trânsito, SEST/SENAT, Rotary Club de Picos, Ultragás, Faculdade RSá e Curso de Enfermagem da UFPI.

Como o dia 12 de Junho também é o dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita, a população também contou com o teste do Coração, no intuito de alertarem os pais a manterem o ritmo do coração dos seus filhos na batida certa. De acordo com a Cardiologista – Pediátrica, Ellen Barros, esse dia serve para conscientizar as famílias e a população em geral da gravidade desta patologia e dos seus sintomas, a Cardiopatia congênita é a doença na qual há anormalidade da estrutura ou função do coração,

 

Facebook
Publicidade